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Notícias - Gerenciamento de Projetos e Obras

Série PMBOK - GESTÃO DA QUALIDADE DO PROJETO

14/12/2015

Nesta série sobre o PMBOK, entramos no segundo tema: a gestão da qualidade. Segundo o Gerente de Contratos da PLANSERVICE, Álvaro Arvelos, PMP “o gerenciamento da qualidade do projeto significa, na prática, definir critérios, objetivos e responsabilidades, determinando os processos que devem ser seguidos pela equipe de Gerenciamento de Projetos e Obras para que o mesmo atenda às suas necessidades definidas, do ponto de vista do cliente”. Para isso, segundo ele, são necessários 3 processos:

1) Planejar o Gerenciamento da Qualidade - é implementado através de políticas e procedimentos com atividades de melhoria contínua de processos realizadas durante todo o Projeto:

  • Análise de custo-benefício: ponderação dos benefícios (menos retrabalho, maior produtividade, custos mais baixos, aumento da satisfação dos stakeholders) em relação aos custos envolvidos nos “esforços” de qualidade.
  • Análise do custo da qualidade: ponderação dos custos envolvidos em assegurar a qualidade (treinamentos, estudos, esforços para assegurar execução de modo correto, testes, etc.) e os custos envolvidos na remediação da falta de qualidade (retrabalho, sucata, custos de garantia, perda de negócios futuros, etc.). Os primeiros devem ser inferiores aos segundos.
  • Benchmarking: análise de projetos semelhantes, visando a obter ideias de melhoria e a fornecer uma base para usar na medição de desempenho.
  • Construção de Fluxogramas de Processos: a ferramenta é usada para prever possíveis problemas de qualidade (riscos).

"Como resultados destas atividades, temos o Plano de Gerenciamento da Qualidade, Métricas de Qualidade (importante para avaliar o progresso do Projeto e se há necessidade de solicitação de mudanças), Listas de Verificação de Qualidade (com itens, etapas a realizar as inspeções, etc.), contribuições ao Plano de Melhoria de Processos (aprimoramento do Processo, visando a agregar valor, ajudando a poupar tempo e aumentando a eficiência) e Atualizações do Plano de Gerenciamento de Projetos e Obras (sendo o Planejamento interativo: qualquer alteração em um processo implica em nova informação e modificação para os outros processos do Gerenciamento)”, afirma Arvelos.

2) Realizar a Garantia da Qualidade - é um processo levado a cabo enquanto o Projeto é executado e tem como objetivo assegurar que estejam sendo seguidos os padrões de qualidade, procedimentos e processos conforme planejado. Além disso, se é possível melhorar a forma que o trabalho está sendo realizado. As atividades que compõem o processo são:

  • Auditorias de Qualidade: verificações para avaliar o cumprimento de políticas, práticas e procedimentos, além de avaliar se estas práticas estão sendo eficazes e eficientes. Identificam as carências e falhas e confirmam a necessidade de intervenção ou não por meio de mudanças (ações corretivas, reparos, ações preventivas).
  • Análise de processos: identifica os aprimoramentos que podem ser necessários no Projeto, fazendo parte do Plano de Melhorias.

“Como resultados da implementação destas atividades, temos Solicitações de Mudança e Atualizações do Plano de Gerenciamento de Projetos e Obras (em Qualidade, Cronograma, Custos, etc.)”, ressalta o Gerente de Contratos.

3) Realizar o Controle da Qualidade - é o processo empregado para assegurar um determinado nível de qualidade às entregas e ao Projeto em si. É feito através de monitoramento para verificar se os serviços cumprem os padrões de qualidade definidos para o Projeto. As atividades para sua execução são:

  • Diagramas de causa e efeito (Ishikawa): contribuem para identificar os fatores que possam ter contribuído para os problemas de qualidade.
  • Construção de histogramas: mostra os problemas com os quais vale a pena lidar. Apresenta a frequência em que ocorreu um determinado estado de uma variável.
  • Diagrama de Pareto: histograma ordenado que apresenta a frequência de ocorrência das causas raiz que estão gerando os problemas de qualidade.
  • Inspeções: exames que determinam se o produto/entrega está em conformidade com os padrões definidos.

“Como resultados das atividades acima, temos Medições de Controle de Qualidade, Mudanças e/ou Entregas validadas, atualizações do Plano de Gerenciamento de Projetos e Obras, Solicitações de Mudança (com ações corretivas e preventivas recomendadas e reparo de defeitos) e Lições Aprendidas”, finaliza.


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