Planservice
Área Restrita English Português

Notícias - BIM

O BIM na arquitetura de projetos hospitalares

25/03/2018

O sistema BIM exige uma integração total entre todas as disciplinas de projetos envolvidas. O produto final é um só, um único modelo, suporte para todos os projetos, arquitetura e complementares. A compatibilização é bastante facilitada e segura, uma vez que no modelo é possível se analisar todas as interferências entre os projetos envolvidos, o que o torna ideal para projetos de grande complexidade como hospitais, indústrias, hotéis, etc.

"Nosso escritório utiliza o BIM como ferramenta de elaboração e desenvolvimento de projetos desde 2014. Neste período já desenvolvemos projetos completos, de grande complexidade como o Hospital Águas Claras de Brasília. Temos conhecimento bastante aprofundado do sistema BIM e de suas possibilidades, que vão muito além do projeto e obra", explica Cássia Cavani, arquiteta e diretora da Cavani Arquitetos.

Para ela, a principal dificuldade do projeto foi o fato de a estrutura já estar construída. Sendo assim, houve necessidade de adaptar as particularidades de um hospital a uma edificação existente, pensada para outro uso. "Todo projeto de hospital é bastante desafiador e complexo. Trata-se de edificação com uma enorme quantidade de instalações. Além das comuns a grandes edifícios como estrutura, instalações elétrica e hidráulica, climatização, existem instalações específicas como gases medicinais, instalações especiais para salas cirúrgicas, leitos de isolamento, e outras mais. O BIM é, sem dúvida alguma, uma ferramenta aceleradora e garantidora no processo de compatibilização", afirma.

Mas esta não é a única vantagem do BIM. O sistema pode gerar os desenhos que orientam a obra, da maneira mais adequada, se ajustando ao processo de execução da construtora responsável pela construção do edifício. "Esta ferramenta veio para mudar a maneira de projetar, construir, gerenciar e administrar as novas edificações. Esta nova tecnologia reforça a importância de o projeto ser elaborado e discutido antes do início da obra, minimizando os problemas na sua execução", diz Cássia, para quem o BIM possibilita um verdadeiro ensaio na construção real. "No processo do Hospital Águas Claras, agilizou muito o processo de contratação da Construtora, possibilitando uma quantificação rápida e precisa", acrescenta.

Na opinião da arquiteta, não há dúvidas de que o sistema BIM é uma ferramenta poderosa, que traz ao processo de projetar, gerenciar e construir muita qualidade e precisão das informações, além de velocidade nas tomadas de decisões. "Isto muito auxilia em projetos de alta complexidade, mas acredito que esta ferramenta vai se popularizar e em breve todos os projetos, sejam simples ou complexos, estarão sendo desenvolvidos nesta plataforma."


Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

Se mantenha informado via e-mail, sobre os novos artigos da Planservice

Tags

#3DBIM #BIM #Buildingmodelinginformation #projectdesign #Projetos #projetos3D #projetos4D