A Planservice encontrou no planejamento estratégico a chave para crescer de forma consistente e estruturada
Com quase 25 anos de atuação no Gerenciamento de Projetos e Obras em todo Brasil, a Planservice Engenheiros Associados sentiu a necessidade de buscar um posicionamento estratégico no mercado. Toda empresa, após uma fase de crescimento e prosperidade, enfrenta um período de revisão estratégica e estruturação operacional, dentro do ciclo de evolução empresarial. Com a Planservice, não foi diferente. Mesmo com inúmeros projetos em diversos setores e segmentos, a empresa viu a necessidade de se reorganizar e reavaliar estrategicamente o mercado, seus clientes e concorrentes. A ferramenta mais indicada para chegar a tais objetivos é o planejamento estratégico, uma técnica gerencial que analisa todo o ambiente da organização, tanto interna como externamente, fazendo um diagnóstico eficaz, detectando oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos e traçando planos de ação. Um processo permanente de monitoramento e avaliação no cumprimento dos objetivos, metas e ações.
De acordo com um dos sócios da Planservice, Fernando Fahham, devido à crescente demanda nos negócios, era necessário reestruturar todos os processos da empresa. "Na medida que você é solicitado, você tem que responder a isso, principalmente se a empresa quiser se manter viva num mercado que é cada vez mais competitivo", diz. "Estávamos trabalhando conforme a demanda e com base em nossa experiência. Criamos os manuais de processos de gerenciamento, de coordenação e os utilizamos por aproximadamente 10 anos", lembra.
"Havia perguntas que precisavam ser respondidas: afinal, qual é o nosso negócio? Para onde estamos caminhando? O que gostaríamos de ser? E o que é preciso fazer para alcançar os nossos objetivos?", lembra Fahham.
"Foi então que, após uma reunião entre os sócios da Planservice, decidimos contratar a empresa de assessoria empresarial EAL Solutions para realizar um planejamento estratégico. A partir daí, passamos a ter um senso de futuro com um novo olhar para a empresa e seus colaboradores, motivando-os para superar todos os desafios. Esse é um passo importante na história da Planservice", conta Fahham.
De acordo com o diretor da EAL Solutions, Edoardo A. Lantieri, o planejamento estratégico dispõe de ferramentas que ajudam a empresa a atingir seus objetivos, estabelecidos na missão (por que existimos?), na visão (o que queremos ser?) e nos valores (princípios). Lembrando que esses conceitos devem ser revistos ao longo do tempo. "Muitas empresas acabam se perdendo no mercado e quebram por não fazerem essa reavaliação. Esse é um dos exercícios do planejamento estratégico que deve ser permanente", afirma Lantieri.
E para que o planejamento funcione, é importante que todos os funcionários o entendam e se envolvam no processo. "A partir do momento que a empresa determinou um objetivo, ela transforma isso em determinadas ações, cria-se um comitê de líderes e é feita a distribuição dessas ações", enfatiza Edoardo.
A Planservice, antes do processo de mudança e estruturação, ainda trabalhava de forma centralizada, onde todas as decisões dependiam exclusivamente de seus sócios-diretores. Havia a necessidade de descentralizar e distribuir suas atividades. "Criar novos cargos, métricas, ferramentas de apoio, relatórios gerenciais para identificar problemas, para assim, poder solucioná-los", conta Edoardo. Para minimizar a carga ainda elevada sobre os sócios-diretores, está sendo implantado também o sistema de ERP - Enterprise Resource Planning, sistema integrado que irá auxiliar no fluxo de documentação, informações e controle dos processos internos.
Em meio a fase de estruturação, a Planservice também encarou um grande desafio: o de mudar a sua marca institucional - tarefa extremamente complexa para uma empresa já consolidada. Através dos dados obtidos por uma pesquisa de mercado realizada pela EAL Solutions, foi possível obter todas as diretrizes para a construção da nova marca e do novo posicionamento para a Planservice. "A EAL Solutions atua como um grande centralizador de informações. Sendo de vital importância a identificação da atuação e do domínio competitivo da empresa, a pesquisa é o único instrumento capaz de gerar informações precisas sobre o mercado", destaca Edoardo. E acrescenta, que o intuito é conhecer profundamente o consumidor ou cliente, a fim de criar novas estratégias e, assim, sensibilizá-lo. Por ser uma ferramenta neutra, imparcial, a pesquisa é capaz de trazer informações sobre aquilo que a empresa realmente precisa saber.
"O planejamento estratégico dará um novo posicionamento para a Planservice, de modo que seja mais ativa no mercado, baseando-se nos seus pilares, que são a ética, o comprometimento, respeito e qualidade, de modo que atenda todas as expectativas de seus clientes", finaliza Edoardo.