Planservice
Área Restrita English Português

Notícias - Gerenciamento de Projetos e Obras

Especial 25 anos: A Controladoria na Planservice

25/07/2014

A área de Controladoria da Planservice teve seu início a partir da necessidade de atendimento aos seus clientes em meados de 1998, quando foram contratados os primeiros colaboradores da área, com a responsabilidade de conceituar e desenvolver tal especialidade.

A Controladoria é responsável pelo controle dos contratos e subcontratos, bem como pela evolução deles durante uma obra. Dentro desta responsabilidade se encontram atividades como a análise crítica das previsões de aportes, dos fluxos de desembolso, das prestações de contas e o controle de responsabilidades contratuais acessórias, como seguros, garantias, retenções e o cumprimento de obrigações tributárias e trabalhistas.

Como decorrência, é possível apresentar informações e dados que permitam o controle pelo cliente, de forma a se programar e administrar um fluxo de caixa interno compatível com o fluxo de caixa necessário para que a obra se concretize da maneira esperada.

A importância desta área dentro da Planservice hoje é enorme, pois, a empresa na qualidade de representante dos interesses de seus clientes, deve certificar que tanto os objetivos de custo, prazo e qualidade estão aderentes aos documentos técnicos, como também os procedimentos administrativos e financeiros estão atendendo aos requisitos contratuais.

Enquanto a equipe de engenharia da Gerenciadora trabalha com base nas informações técnicas do Projeto, a Controladoria em paralelo verifica e atesta que as responsabilidades contratuais, administrativas e financeiras de cada fornecedor para com o cliente estão sendo satisfeitas. Desta forma, é a Controladoria que em geral trata com o setor administrativo e financeiro do cliente.

Hoje, a Planservice conta com nove funcionários exclusivos na Controladoria, todos com experiência na área e formação em administração ou ciências contábeis. Em geral, em empreendimentos de grande porte costuma-se trabalhar com um controller residente, eventualmente apoiado por um assistente. Em função da evolução tecnológica dos processos como as notas fiscais eletrônicas, e a utilização de sistemas ERP pelos clientes, em empreendimentos menos complexos o trabalho pode ser desenvolvido dentro do escritório central da Planservice em São Paulo.

A Controladoria está capacitada a administrar e controlar obras em qualquer regime de contratação, sendo considerada uma das mais destacadas referências da Planservice.

 

Por Tatiana Carvalho


Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

Se mantenha informado via e-mail, sobre os novos artigos da Planservice

Tags

#Gerenciamento #planejamento #planejamentodeobra #fiscalizacao #gestaodeprojetos #PMO #PMI #duedilligence #prazo #valoragregado #investimento #investimentos #investimentoimobiliario #fundosdeinvestimentos #investimentosimobiliarios #SucessoNoInvestimento #investimentoseguro #procurement #engenhariadecusto #controladoria #orcamentacaoecusto #licitacoesdeobra