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Notícias - Cases de Sucesso

Case de sucesso: YUNY INFINITY TOWER

15/02/2015
Localizado na esquina da Rua Clodomiro Amazonas com a Rua Leopoldo Couto de Magalhães, no bairro Itaim Bibi, em São Paulo, o Yuny Infinity Tower é um edifício comercial triple A, com um projeto americano. O que mais chama a atenção na torre é o desenho assinado pelo escritório de arquitetura Aflalo & Gasperini, que confere ao edifício um formato de proa de navio.
 
O empreendimento possui cinco níveis de subsolo para garagens e instalações técnicas, nível térreo, lobby, mezaninos técnicos, dezoito andares para escritórios, ático com casas de máquinas e cobertura. De acordo com o gerente de contrato da PLANSERVICE, Luiz Augusto Secco, que coordenou a equipe que gerenciou as obras do Infinity, a maior dificuldade foram os prazos muito apertados. “Pediram uma proposta para a Planservice para agilizar e fazer a obra ‘andar’. Foram seis propostas para este empreendimento em um ano, pois o escopo foi se ampliando”, explica Secco.
 
Os serviços contratados pela Yuny foram de: Análise, Diagnóstico e Planejamento; Acompanhamento do Planejamento, Logística de Obras; Apoio para contratação e acompanhamento de serviços de terceiros contratados diretamente pela Yuny; Acompanhamento do Planejamento, Recebimento das Obras Civis do Empreendimento e Acompanhamento das Obras Civis Complementares do 10º ao 18º pavimento; e o Controle de custos do 10º ao 18º pavimento.
 
Com locatários importantíssimos como os bancos Credit Suisse e Goldman Sachs, que possuem quatro andares cada, estão alocados lá também a Bloomberg, a Louis Vuitton, o Facebook e a Apple. Por isso, todo cuidado foi pouco: o prédio recebeu o certificado LEED GOLD e possui o sistema de ar-condicionado mais sofisticado do Brasil – com roda Entalpica (aproveita a energia térmica do ar de exaustão, que muitas vezes sai em uma temperatura inferior à externa) e refrigeração do ar de retorno, ou seja, o ar já entra na temperatura ideal, não sendo necessário gastar energia para resfriar o ar novo.
 
Segundo Secco, a forma de entrega do empreendimento foi um dos obstáculos superados pela PLANSERVICE. “Metade do prédio, do 1º ao 9º andar, foi entregue pronto, habitável, para os locatários; e a outra metade, do 10º ao 18º andar, foi entregue no ‘shell’, ou seja, no osso, para que fossem personalizados pelos clientes, que eram os bancos. Isso causou alguns transtornos, porque enquanto algumas unidades estavam 100% prontas, outras ainda estavam em construção.”
 
Para dar conta do recado, a obra contou com múltiplas frentes de serviço em andamento, como alvenarias, impermeabilização, revestimentos, acabamentos, fachadas, instalações elétricas, hidráulicas e ar condicionado, além dos acabamentos personalizados nos andares já alugados. E o controle eficaz do planejamento, executado pela PLANSERVICE, foi fundamental para que tudo corresse dentro do esperado. Foi disponibilizada uma grande equipe, composta por um gerente de contrato, um engenheiro de fiscalização, um engenheiro de planejamento, um engenheiro para acompanhar somente a parte de obra dos bancos e um engenheiro de controle financeiro. Esses trabalhos contaram também com o apoio de um técnico de fiscalização experiente.
 
O esforço valeu a pena. O cliente ficou muito satisfeito, pois a obra saiu em apenas 28 meses, já com o Habite-se, o que é muito rápido para um empreendimento arrojado e de tal porte. Depois das obras do edifício, a PLANSERVICE foi contratada pelos próprios bancos para fazer o gerenciamento de obras de customização dos andares, de acordo com as necessidades de cada um.
 
Por Tatiana Carvalho

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