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Notícias - Cases de Sucesso

Condomínios Sauer Maceió: controle detalhado, prazos encurtados

05/06/2015
Localizado na cidade de Satuba, próxima a Maceió, no estado de Alagoas, o empreendimento Sauer Maceió é um complexo residencial do programa Minha Casa Minha Vida, composto por 13 condomínios fechados com unidades de 60 m², totalizando 6.144 casas. Com uma área total construída da ordem de 36 mil m² em uma gleba de 1,6 milhões de m², a previsão de entrega de todos os condomínios é para janeiro de 2016.
 
Denominação dos (13) Condomínios com respectivas quantidades de unidades habitacionais, datas e prazos:
 
 
•          Árvores- com 500 habitações; entregue aos compradores (1º semestre de 2014)
•          Palmeiras- com 498 habitações; entregue aos compradores (1º semestre de 2014)
•          Águas- com 480 habitações; entregue em dezembro de 2014 (26 meses de duração)
•          Saíras- com 472 habitações; entregue em dezembro de 2014 (25 meses de duração)
•          Lagoas- com 490 habitações; entregue em março de 2014 (atendeu ao contrato da CEF)
•          Mares- com 486 habitações; entregue em março de 2014 (atendeu ao contrato da CEF cumprindo o prazo de 24 meses)
•          Alegria- com 500 habitações; entregue em abril de 2015 (antecipando 6 meses)
•          Rios- com 492 habitações; entregue em abril de 2015 (antecipando 8 meses)
•          Poesia- com 490 habitações; será entregue em maio de 2016. A obra foi iniciada em setembro de 2015 e a PLANSERVICE participou desde o início no processo de Planejamento, Programação e Controle. Assim, a duração total ficou em 9 meses, muito mais rápido do qualquer um dos outros condomínios, reduzindo custos e otimizando a utilização dos recursos humanos e materiais/equipamentos
•          Vales- com 458 habitações; data contratual de entrega em maio de 2016, prevendo antecipar 4 meses, pois foi programado para ser concluído em janeiro/16
•          Coqueirais- Atualmente Cancelado
•          Rosas- Atualmente Cancelado
 
 
 
Quando a PLANSERVICE entrou de fato na obra, em agosto de 2014, 2 dos 13 condomínios já estavam concluídos (Árvores e Palmeiras) e outros 6 já tinham se iniciado, porém ainda estavam em andamento (Águas, Saíras, Lagoas, Mares, Alegrias e Rios).
 
 
Responsável pelo planejamento, programação e controle da parte física, de suprimentos e de recursos humanos, a PLANSERVICE deu continuidade nas obras já em andamento e iniciou as de outros 3 condomínios (Poesia, Ilhas e Vales), sendo que os 2 últimos (Coqueirais e Rosas), que estavam planejados, foram cancelados pelo cliente.
 
 
O plano de ação da PLANSERVICE nos condomínios que estavam em andamento foi estabelecer cronogramas junto à equipe da construtora Sauer, os dois coordenadores de obra, a equipe de controle financeiro e o engenheiro responsável por cada condomínio, sendo checados e controlados semanalmente.
 
“Todos os dias, das 17h até as 20h, nós tínhamos reunião. Na segunda-feira, a pauta era qualidade; na terça-feira, prazo; na quarta-feira, suprimentos; na quinta-feira, recursos humanos e mão-de-obra; e na sexta-feira, segurança de trabalho”, explica o diretor de planejamento da PLANSERVICE, Luiz Augusto Secco.
 
 
Nessas reuniões, eram apresentados relatórios comparando o que estava planejado com o que havida sido feito e, assim, saber onde o serviço estava atrasado e por quê. A partir dessas reuniões também eram definidas as soluções para a recuperação dos desvios, normalmente contornados com a contratação de mais mão-de-obra ou com a redução do prazo em serviços subsequentes, utilizando mais equipamentos, por exemplo.
 
 
Um grupo em torno de 25 estagiários da construtora fazia as medições diariamente. “Eles tinham um controle muito bom (Produção, MOD e Suprimentos), mas não faziam a comparação do que estava sendo feito com o que foi planejado. E foi assim que a PLANSERVICE fez a diferença, ajudando a cumprir os prazos das obras, com um controle detalhado e reuniões bastante eficientes com a equipe da SAUER”, conta Secco.
 
 

A maioria dos empreendimentos foi entregue antes das datas contratuais estabelecidas com a Caixa Econômica Federal e, no caso do Condomínio Poesia, com nossa participação integral, foi realizada a implantação em um prazo bem menor do que qualquer outro. “O feedback do cliente foi positivo, principalmente em decorrência dos prazos encurtados. Por isso, eu considero esse um case de sucesso! ”, finaliza Secco. 

 

Por Tatiana Carvalho

 

 


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