Planservice
Área Restrita English Português

Notícias - Notícias Planservice

Construção civil é um dos setores com maior número de acidentes de trabalho

18/08/2015
Acidentes de trabalho são bastante frequentes na construção civil, infelizmente. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Previdência Social, o setor registrou 54.664 casos em 2010, e é uma das áreas com maior número absoluto de acidentes de trabalho no mesmo ano, o que atenta quanto às normas de saúde e segurança do trabalho.
 
De acordo com a técnica de segurança do trabalho da PLANSERVICE, Danielle Menezes, a segurança do trabalho pode prevenir quedas de objetos e pessoas em atividades em altura, choque elétrico, atropelamento e outros tipos de acidentes. "Um exemplo: utilizar o capacete não vai impedir que o tijolo caia sobre um colaborador, mas irá, com certeza, minimizar o impacto, podendo salvá-lo de maiores complicações, ou até mesmo do óbito", afirma a técnica.
 
Capacete, óculos de segurança, abafadores de ruído, cinto de segurança, luvas, máscara filtradora, calça comprida e sapatos fechados são itens imprescindíveis de segurança, também chamados de EPI, Equipamentos de Proteção Individual. "Os EPI são fundamentais para proteger a saúde e a integridade física dos colaboradores, evitando consequências negativas em casos de acidentes de trabalho e garantindo que o profissional não seja exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida dos colaboradores durante e depois da fase ativa de serviço", explica Danielle. A técnica de segurança da PLANSERVICE alerta, ainda, que há uma lei que exige o uso dos EPI, a NR6, e o não cumprimento dela confere multas e punições legais aos responsáveis pela obra.
 
Um canteiro de obras mal estruturado é um espaço propício para prováveis acidentes e prevenir acidentes de trabalho e preservar a integridade física e mental dos funcionários da construção civil é a principal função do engenheiro de Segurança do Trabalho, além de orientá-los sobre os riscos a que estão expostos, tipo e utilização correta dos EPI de acordo com sua função, os procedimentos de segurança do local e como prevenir acidentes.
 
"Lembrando que todo acidente pode ser evitado, desde que haja um planejamento adequado e os cuidados necessários para realização das atividades. "
 
 
De acordo com Danielle, para conseguir um bom desempenho no trabalho é preciso bom senso e flexibilidade para lidar com os trabalhadores do canteiro, com a gerência e com a direção. "Atendimento à legislação, organização e limpeza, sinalização e isolamento, profissionais qualificados e capacitados, utilização correta dos equipamentos de proteção individual e coletiva, diálogo diário de segurança, análise de risco, documentações de segurança, treinamentos referentes à postura correta (ergonomia) em atividades em altura são algumas das recomendações essenciais para se ter segurança dentro do canteiro de obras", conta Danielle.
 
A construção civil já foi campeã em acidentes de trabalho e hoje ocupa o quarto lugar, sendo os mais comuns quedas, acidentes durante o aterramento elétrico e em elevadores de obra.
 

O CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo) é o órgão responsável pela orientação e fiscalização do exercício profissional na construção civil. Um grande número de fiscais percorre o estado vistoriando obras e engenheiros responsáveis, por isso, seu papel, assim como o dos técnicos, de fiscalizar o cumprimento das instruções passadas, é tão importante. "As rondas de segurança são importantes no canteiro de obras para identificar os riscos e verificar se os itens de segurança estão sendo atendidos, se existem desordem e desarrumação, disposição de materiais de maneira perigosa, utilização dos equipamentos de forma insegura, falta ou uso inadequado de EPI, entre outros. Sendo assim, podemos orientar os colaboradores e eliminar ou neutralizar o risco de acidentes ", explica Danielle Menezes. 

Por Tatiana Carvalho