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Notícias - Gerenciamento de Projetos e Obras

Série PMBOK- Gestão de Custos do Projeto

03/04/2016

No quinto capítulo da série sobre o PMBOK, o tema abordado é a Gestão de Custos do Projeto. Para realizar o gerenciamento de custos são fundamentais o planejamento e o controle de custos.

Para tanto, o desempenho do custo do projeto deve ser monitorado com regularidade, com o objetivo de identificar as variações ocorridas. “No caso de desvios significativos, uma análise deve ser feita para identificar os ajustes adequados a cada caso”, explica Videlmarkis Martins Moreira, PMP, gerente de projeto da PLANSERVICE.

O gerenciamento de custos envolve quatro processos:

1- Planejamento do Gerenciamento de Custos - engloba o estabelecimento de políticas, procedimentos, documentações para gestão e controle de custos, podendo haver análise de quais recursos serão necessários para o projeto. É importante ser definido entre as partes interessadas com que frequência o Plano deve ser atualizado.

2- Estimativa de Custos - trata-se da obtenção de aproximação dos custos necessários para a realização de um projeto, podendo ser apresentada de forma detalhada ou sumarizada. Existem várias técnicas para realizar estimativas de projeto, uma delas compara projetos anteriores de mesmo perfil. Em situações em que o projeto executivo já tiver sido emitido, torna-se possível a realização da estimativa em conjunto com o orçamento. “Nesta etapa, também são analisados os riscos (ameaças ou oportunidades), uma vez que os mesmos podem impactar no custo do projeto, o que vai depender da necessidade de ações de contingência com verbas provisionadas na estimativa”, ressalta Videlmarkis Martins Moreira.

3- Determinação do Orçamento - ocorre após a definição da Estrutura Analítica do Projeto, onde serão alocados os valores desde o nível mais baixo até chegar no primeiro nível. Na ocorrência de grande variação entre a estimativa inicial e o orçamento, uma avaliação de viabilidade deverá ser realizada por parte do cliente.

4- Controle de Custos - consiste no monitoramento do desempenho de custos, com o intuito de assegurar o andamento do projeto dentro de limites aceitáveis. Quando houver mudanças, as mesmas deverão estar apropriadas de forma correta no baseline, sendo que todas as partes interessadas precisam ser informadas anteriormente. “A PLANSERVICE preocupa-se com a integração do controle de custos com os controles de mudança de escopo, do cronograma e da qualidade. Para avaliar o desempenho do projeto, a empresa utiliza a curva ‘S’ como ferramenta, comparando custo e prazo, além de ajudar a buscar estimativas para o término do projeto. Com o intuito de implantar a metodologia em projetos futuros, a PLANSERVICE está realizando em caráter experimental a medição de desempenho por meio do valor agregado”, afirma o PMP.

Para prever os custos com precisão e não estourar orçamentos, a PLANSERVICE desenvolveu um Manual de Gerenciamento de Custos , contendo métodos e técnicas utilizadas para cada processo. “É importante lembrar que este instrumento deve ser atualizado regularmente, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento do mercado e atender às necessidades do cliente”, avisa o gerente de projeto. De acordo com ele, a influência sobre os custos é maior nos estágios iniciais de cada projeto, portanto, quanto mais cedo se tem a definição de escopo e, consequentemente, o conhecimento dos requisitos, menores serão os riscos de variações durante o projeto. “Muitos projetos iniciam a execução ao mesmo tempo em que os desenhos e memoriais estão em desenvolvimento. Assim, o controle de custos torna-se de maior necessidade, com objetivo de identificar possíveis desvios com antecedência, demandando ações corretivas. Por exemplo, requerer alterações em futuras contratações e até mesmo em escopo, com o intuito de manter o projeto dentro dos limites aceitáveis. Para que tudo isso ocorra da melhor forma, é importantíssimo a experiência e o conhecimento da equipe envolvida no projeto”, conclui.


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