Planservice
Área Restrita English Português

Notícias - Gerenciamento de Projetos e Obras

Série Engenharia de Custos: Importância do registro e da análise de dados

14/02/2017

No último capítulo da Série Engenharia de Custo, iremos abordar dois assuntos: importância da análise dos dados na Engenharia de Custo; e importância da correta alimentação de dados no Controle de Custos.

Mas, por que é tão importante alimentar e analisar corretamente os dados? Para que se tenha uma interpretação correta, possibilitando a identificação e implementação das ações corretivas em tempo hábil para que o projeto ocorra dentro do prazo e orçamento previstos. "Também é necessária a integração entre as áreas de atuação, buscando, com isso, a uniformidade quanto aos assuntos que se referem ao empreendimento", ressalta a engenheira civil Kátia Shimizo.

Mas, antes da análise, é necessário que os dados sejam registrados de maneira eficiente. Para isso, é preciso, antes de tudo, definir uma Estrutura Analítica de Projetos (EAP) com plano de contas e cronograma correlatos, além de um orçamento compatível e bem elaborado. Assim, todas as informações conversam entre si. "Já foram identificados casos em que cada área trabalhava com um controle de registro e isso acabava dificultando o rastreamento das informações", afirma a engenheira civil Edna Medeiros.

De acordo com ela, também é importante a realização de uma reunião inicial (kick-off meeting) com todos os envolvidos, visando a esclarecer como deverão ser planejados e controlados os serviços contratados em termos de engenharia de custos. "Independentemente do tipo de controle da construtora ou cliente (SAP ou similar), é necessário que seja feito o controle da gerenciadora, pois, em vários casos, a informação da gerenciadora acaba se tornando o norte para o resultado final, por diversos fatores, inclusive confusão de custos indevidos, lançados nos centros de custos da obra. "

A equipe deve analisar e validar os dados; alimentar as planilhas de controle buscando que o plano de contas/EAP estejam de acordo com o cronograma e demais documentos gerados por todos os departamentos envolvidos, inclusive a construtora; comparar dados atuais com o plano estabelecido; investigar razões para os desvios; identificar e implementar ações para mitigar os desvios negativos no orçamento, a fim de que o projeto seja entregue ao cliente dentro do prazo e custo previstos.

A PLANSERVICE desenvolveu um manual de Gerenciamento de Custos, cujo objetivo é ser um guia para as atividades do Gerenciamento de Custos dos Empreendimentos. Também foram criados modelos dos documentos a serem utilizados.


Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

Se mantenha informado via e-mail, sobre os novos artigos da Planservice

Tags

#Gerenciamento #planejamento #planejamentodeobra #fiscalizacao #gestaodeprojetos #PMO #PMI #duedilligence #prazo #valoragregado #investimento #investimentos #investimentoimobiliario #fundosdeinvestimentos #investimentosimobiliarios #SucessoNoInvestimento #investimentoseguro #procurement #engenhariadecusto #controladoria #orcamentacaoecusto #licitacoesdeobra