Com área total de 250.000 m², o complexo leva infraestrutura para a região, com capacidade para armazenar e movimentar os mais variados tipos de produtos
Foi inaugurada em junho a primeira fase do Condomínio Logístico Golgi Duque de Caxias. A PLANSERVICE foi contratada para o Gerenciamento das Obras incluindo o  Planejamento, a Fiscalização e a Controladoria do primeiro galpão, de 68.000 m², com pé-direito de 12 m, iluminação em LED, carga de piso de 6 ton/m², sistema de combate a incêndio por sprinklers/hidrantes. Além do galpão, foram executados vestiário e refeitório para funcionários e a guarita de acesso ao empreendimento.
O grande diferencial desta obra foi que não houveram grandes desafios. Não por falta de complexidade, mas por um planejamento extremamente bem elaborado em que foram previstos todos os possíveis gargalos, o que levou à antecipação ao risco. "Nesta obra a gente contou com uma equipe muito competente da PLANSERVICE, da Autonomy e da construtora, que soube evitar problemas. A gente fez um trabalho de planejamento e de antevisão que evitou que tivéssemos grandes desafios. Isso é uma coisa que pouca gente valoriza, mas é muito melhor você evitar um problema do que ser o 'herói' da história. Como nunca deixamos a mocinha em perigo, não houve necessidade de heróis para salvá-la", explica Nelson Faversani Junior, Diretor de Design and Construction, responsável pela obra na Autonomy Investimentos.
Para ele, a PLANSERVICE teve um papel fundamental para o sucesso da obra. "A PLANSERVICE foi fundamental nas três etapas: na contratação; na gestão, fez com que os fornecedores performassem no canteiro de obras; e no controle, para que pudéssemos saber o caminho a ser percorrido sem nos desviarmos dos objetivos. O resultado foi uma obra entregue no prazo, de excelente qualidade e com um custo bem abaixo do previsto", elogia Faversani.
De acordo com Paulo Ferreira, gerente de projetos da PLANSERVICE, obras logísticas demandam uma expertise diferenciada, que a PLANSERVICE domina. "Obras logísticas demandam conhecimento de serviços específicos, como serviços de terraplenagem, piso e estrutura de concreto, fechamento lateral e cobertura metálica, sistema de combate a incêndio e pavimentação externa, sendo que estes serviços possuem peso significativo sobre o orçamento total do empreendimento", ressalta Ferreira.
O galpão está em processo de certificação LEED Platinum, o que o tornará o 1º galpão logístico brasileiro a atingir o nível mais alto deste órgão certificador. A certificação LEED, ou Leadership in Energy and Environmental Design, funciona para todos os tipos de edifício e pode ser aplicada a qualquer momento no empreendimento. Os Projetos que buscam a certificação LEED são analisados por 8 dimensões. Todas possuem pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos (recomendações) que a medida que atendidos, garantem pontos à edificação. O nível da certificação é definido, conforme a quantidade de pontos adquiridos, podendo variar de 40 pontos a 110 pontos. Os níveis são: Certificado, Silver, Gold e Platinum.
Com área total de 250.000 m2, o condomínio conta com padrão rigoroso de segurança 24 horas por dia, por meio de operação profissional terceirizada que inclui: portaria com eclusas com "garras de tigre", guarita blindada, CFTV, sala de controle de segurança, perímetro monitorado com duplo cercamento e controle de acesso por biometria.
 
Equipe Responsável
- Paulo Ferreira: Gerente do Projeto
 
- Marcio Teixeira: Engenheiro do Projeto
 
- Olivier Sodré: Engenheiro de Planejamento
 
- Patrícia Lopes: Controladoria
 
 
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
| Área | 
- Terreno: 630.000 m²
 
- Área total do projeto: 250.000 m²
 
- Área da primeira fase: 68.000 m²
 
- Módulo: a partir de 6.000 m²
 
 
 | 
| Área Comum | 
- Restaurante
 
- Vestiários
 
- Total de vagas para caminhões: 399
 
- Total de vagas para carros: 1430
 
 
 | 
| Armazenagem | 
- Pé-direito: 12 m
 
- Iluminação: LED
 
- Carga do piso: 6 toneladas/m²
 
- Modulação de pilares: 22,5m
 
- Docas: 13 - 14 por módulo - aprox. 1 doca p/ 400m² de armazenagem
 
- Nicho preparado para receber niveladora
 
- Combate a incêndio: sprinklers/hidrantes
 
- Expansão de mezanino (opcional)
 
- Core do Módulo: PNE (equipamentos de acessibilidade), WCs, previsão para administração
 
- Certificação Leed
 
 
 | 
| Infraestrutura | 
- Segurança: perímetro monitorado, CFTV, controle de acesso, concertina e speedrite
 
- Portaria blindada com eclusas e garras de tigre
 
- Ambulatório
 
- Coleta de seletiva de lixo
 
- Estação de tratamento de esgoto
 
 
 |