Um dos investimentos em qualificação profissional da Planservice em 2014 é o curso "Desenvolvimento de Competências Gerenciais" ou "MBA de gerenciamento de projetos e obras" como foi carinhosamente apelidado pelos participantes. Este curso visa desenvolver nos gestores um perfil mais sólido nas áreas de gestão (estratégica, finanças, processos, operações, recursos humanos, entre outros), uma das necessidades apontadas na ADI realizada no final de 2013. Segundo Fernando Fahham, Diretor Superintendente da Planservice, o curso "foi estruturado para cobrir todas as disciplinas do gerenciamento de projetos e obras visando fornecer embasamento teórico às atividades desenvolvidas pelos Gerentes de Contrato. Este treinamento tem também um lado prático que é aperfeiçoar as ferramentas já adotadas e criar novas dando mais consistência aos processos de trabalho da Planservice". Ele também está participando do curso.
O treinamento está sendo desenvolvido pela empresa Estratégia Produtiva Consultoria e tem como objetivos apresentar as competências de gestão necessárias para o desempenho da função de gerente de contratos, explicitar de forma clara, qual o papel do gerente de contratos e suas responsabilidades estratégicas para o crescimento da empresa, e por fim, explicar como os objetivos específicos do gerente de contrato correlacionam-se com os objetivos do planejamento estratégico da Planservice.
A Planservice, empresa de Gerenciamento de Obras, tem como ferramenta principal a informação. Informação de prazos, custos, qualidade, riscos entre outros. E assim sendo, é necessário que se entenda que a Planservice é uma Consultoria de Gestão em empreendimentos da construção e não uma empresa fiscalizadora de obras. A fiscalizadora de obras vende gente locada na obra para "testemunhar" fatos. Já uma consultoria, oferece análise da informação, valiosa para a tomada de decisão e sua consequente implantação. Serviços estes, que tem um valor agregado muito maior para os clientes.
Com isso, o curso está abordando um viés de simplificação e atualização dos processos e controles para que estes gerem informação de forma rápida e consolidada aos clientes.
Os maiores desafios da Planservice encontram-se no desenvolvimento de competências de gestão nos colaboradores. Os responsáveis pelo curso explicam, "A maioria de nosso pessoal tem formação técnica, engenheiros e arquitetos, mas os desafios atuais das obras não são de ordem técnica, mas sim, de gestão."
Os diretores e gerentes da Planservice foram convidados a participar desta primeira turma do curso pois foram escolhidos como foco de treinamento em 2014. Para Carlos Frederico Costa Leite, um dos participantes do curso, "O treinamento está nivelando o conhecimento de todos, relembrando conceitos e sugerindo novas abordagens para os problemas do dia a dia. Está sendo muito válido".
As aulas acontecem todas as segundas-feiras, na sede da empresa em São Paulo e tem duração prevista até setembro de 2014. Esta é mais uma ação da Planservice para seus colaboradores.
Por Tatiana Carvalho