Planservice
Área Restrita English Português

Notícias - Notícias Planservice

Ética nas empresas, uma questão de honra!

15/07/2014

 Agir corretamente, principalmente nos dias de hoje, não é só uma questão de consciência. É também um dos requisitos fundamentais para quem quer consolidar uma carreira respeitada. Atualmente, mais do que nunca, a atitude dos profissionais em relação às questões éticas pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do indivíduo e consequentemente o da empresa.

Por parte das empresas, a prevenção de fraudes nos negócios e no relacionamento com terceiros pode ser reduzida por meio de programas de "compliance". Compliance é uma prática de regência corporativa, um conjunto de medidas que auxilia uma empresa ou instituição a cumprir as leis, regulamentos e normas, tem como base o código de conduta ética da empresa, que baliza todo o programa, indica como a instituição quer que seus funcionários atuem e estabelece o nível de transparência e integridade na relação com os parceiros e com os clientes. Um programa de compliance ajuda a detectar e solucionar divergências que possam aparecer.
 
O interesse pela implantação de programas de compliance nas empresas do setor imobiliário é muito pequeno no Brasil, ainda. Nas empresas construtoras, o cenário não é muito diferente.
 
Apesar do atraso em relação a outros segmentos, como o bancário, e a outros países, como EUA e países europeus, as perspectivas para o compliance no Brasil são favoráveis, de acordo com especialistas da área.
 
A Planservice segue fielmente seus valores e princípios éticos, tendo neles o seu principal diferencial em relação a concorrência. Membros do RICS (Royal Institution of Chartered Surveyors), uma organização profissional internacional independente e sem fins lucrativos, os diretores da Planservice, Carlos Miller e Fernando Fahham, prezam pela ética no âmbito profissional e veem essa prática como a melhor forma de reconhecimento no mercado.
 
Com mais de 100.000 mil membros, o RICS é a mais elevada qualificação, em termos mundiais, no que se refere a standards profissionais relativos à gestão de terras, negócios imobiliários e construção, um marco no reconhecimento do profissionalismo neste mercado.
 
A instituição regulamenta e promove a profissão da área da construção, mantém os mais altos padrões educacionais e profissionais, protege os clientes e consumidores através de um rigoroso código de ética, e presta aconselhamento imparcial, análise e orientação.
 
A RICS se baseia em cinco princípios éticos primordiais: ter responsabilidade, tratar os outros com respeito, sempre oferecer um alto padrão de serviço, agir com integridade e agir de modo a promover a confiança na profissão.
 
São esses e outros fatores que também regem a conduta da Planservice. Quanto mais uma organização se destaca no mercado, mais ela deve se preocupar com as relações éticas. Errar é humano, mas falhas éticas destroem carreiras e organizações.

Por Tatiana Carvalho