Planservice
Área Restrita English Português

Notícias - Notícias Planservice

Especial 25 anos: Edifício comercial Eco Berrini

24/10/2014

Com início em 2008 e término em 2011, o edifício ECO Berrini foi o primeiro prédio com certificação LEED Platinum e um dos empreendimentos mais importantes da história da Planservice. Pensado para ser um marco dos edifícios comerciais, o projeto foi feito pelos arquitetos Roberto Aflalo Filho e Gian Carlo Gasperini, contando com uma área construída de 100.000 metros quadrados, com 5 subsolos e 35 pavimentos.

 
Foram utilizadas diversas técnicas, métodos e materiais construtivos diferenciados como o uso do mastro distribuidor de concreto para a execução de vigas, lajes e pilares chamado "place and boom", otimização na logística de obra com execução de estrutura seguida pelo fechamento da fachada constituída por pele de vidro, com a montagem de painéis unitizados tendo estes vidros a propriedade de bloquear o calor sem prejudicar a transmissão luminosa.
 
Nessa obra houve uma particularidade, pois na área onde ele iria ser implantado havia um antigo prédio, de dezesseis pavimentos, que teve que ser implodido.
 
A demolição do prédio teve como objetivo viabilizar economicamente o empreendimento, que, além dos 35 pavimentos superiores, tinha cinco subsolos de estacionamento. Com a demolição e a consequente ampliação da área disponível o projeto arquitetônico pode aplicar o coeficiente máximo de aproveitamento do terreno gerando a área computável que viabilizou o empreendimento.
 
Um dos grandes desafios desta obra, apesar da fachada complexa, o modelo construtivo e a elegância imponente da edificação, foi o prazo de entrega. Além do cumprimento contratual pela construtora das datas de entrega, o empreendimento foi vendido pelo cliente restando seis meses para a conclusão, tendo assim, a necessidade da equipe trabalhar numa sinergia muito grande para o cumprimento do objetivo final.
 
O Eco Berrini é um edifício comercial sustentável, ou seja, ecologicamente correto, trazendo a garantia do selo de certificação LEED Platinum (Leadership in Energy and Environmental Design), um sistema internacional de orientação e certificação ambiental para edificações, utilizado em 143 países, e que possui o intuito de incentivar a transformação dos projetos, obras e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações. Para obtenção desta certificação a Planservice ainda acompanhou o Comissionamento Avançado das instalações e sistemas realizado no momento em que o Edifício atingiu a ocupação de 70%, em mar/2013, etapa esta que tem por objetivo garantir que os padrões de desempenho estabelecido no projeto tenham sido atingidos.  
 

 

Por Tatiana Carvalho


Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

Se mantenha informado via e-mail, sobre os novos artigos da Planservice

Tags

#tendências #insights #engenhariacivil #engenharia #gerenciamentodeobras #fiscalizacaodeobras #gerenciamentodeprojetos #pmo