Planservice
Área Restrita English Português

Notícias - Notícias Planservice

Computação na Nuvem ou Cloud Computing

10/11/2014
Acessar o aplicativo na nuvem? O que é isso? Quando o assunto é computação nas nuvens, fala-se na possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet. Quer dizer, você não precisa instalar aplicativos no seu computador para tudo, pois pode acessar diferentes serviços online para fazer o que precisa, já que os dados não se encontram em um computador específico, mas sim em uma rede virtual.
Basta pensar que, a partir de uma conexão com a internet, você pode acessar um servidor capaz de executar o aplicativo desejado. Enquanto os servidores executam um programa ou acessam uma determinada informação, o seu computador precisa apenas do monitor e dos periféricos (teclado e mouse) para que você interaja.
 
Alguns bons exemplos de aplicativos na nuvem são o Google Drive e o Drop Box, sites que permitem ao usuário armazenar grandes quantidades de arquivos e megabytes com a possibilidade de compartilhá-los com outras pessoas. Pensando num passado não tão remoto, as trocas de grandes quantidades de arquivos se davam basicamente por meio da gravação de disquetes, depois cds, dvds e pendrives, exatamente nesta ordem, ainda necessitando entregar este periférico ou mídia física a um portador ou serviço de entrega para chegar às mãos da outra pessoa. Com a computação em nuvem isso não é mais necessário, é possível fazer o upload de arquivos pesados e compartilhar por meio de um link ou pasta com o destinatário, onde quer que ele esteja.
 
Outro exemplo de aplicativo em nuvem é o Microsoft Office 365. Com ele, os tradicionais aplicativos como Word, Excel e Power Point podem ser acessados de qualquer local e seus arquivos também são salvos na nuvem.

Mas não só de aplicativos é feito o ambiente em nuvem. Na verdade, o conceito é mais amplo e hoje é possível obter um ambiente corporativo de rede e servidores totalmente virtual, ou seja, sem que a empresa precise adquirir algum tipo de hardware, que muitas vezes acaba virando um ativo com alto valor de depreciação. O custo para a aquisição destes serviços vem baixando, mas ainda existe um temor das empresas pela segurança e confiabilidade dos dados, um paradigma a ser quebrado no mercado nacional. 


Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

Se mantenha informado via e-mail, sobre os novos artigos da Planservice

Tags

#tendências #insights #engenhariacivil #engenharia #gerenciamentodeobras #fiscalizacaodeobras #gerenciamentodeprojetos #pmo