Planservice
Área Restrita English Português

Notícias - Cases de Sucesso

Desafios do hospital 9 de julho

18/05/2015
Na busca contínua de ampliar as suas instalações físicas com modernidade e alta tecnologia, o Hospital 9 de Julho, localizado na Rua Peixoto Gomide, no bairro Bela Vista, em São Paulo, está passando por obras de reforma para atender ao seu Plano Diretor, que prevê a inauguração de uma UTI pediátrica, 36 novos leitos de UTI adulto e novo conjunto de elevadores para melhorar a circulação vertical.
 
Contratada para fazer o gerenciamento da nova torre, do projeto de interligação dos prédios e também da obra do Plano Diretor (reforma do prédio existente), a PLANSERVICE conta atualmente com uma equipe residente de 7 pessoas fixas, um número grande para uma obra padrão. São eles: o gerente de contrato, uma engenheira de planejamento, um engenheiro de campo, um técnico de edificações, uma coordenadora de projetos e dois engenheiros de instalações.
 
Os três projetos estão em fase de conclusão, sendo que a nova torre e a interligação já estão sendo finalizados e o Plano Diretor está em andamento, com previsão de entrega até o final deste ano.
 
"Eu vejo como maior dificuldade gerenciar 3 obras, 3 projetos - cada um acontecendo em um tempo, mas com o objetivo de terminarem no mesmo prazo.  A equipe de coordenação de projetos, da qual eu faço parte, está residente na obra, o que não é o usual. Devido à necessidade de velocidade e também por se tratar de um hospital em funcionamento, há maior dificuldade, sem dúvidas", conta a coordenadora de projetos da PLANSERVICE, Luciana Espíndola.
 
Como o hospital está em funcionamento, tem horários rígidos de trabalho. Não se pode fazer obra aos domingos nem feriados. Os serviços que fazem barulho têm de ser interrompidos depois das 17 horas, o que acaba deixando o cronograma ainda mais curto, outra grande dificuldade.
 
"Todas as obras se conversam, então, uma influencia muito a outra e, com o hospital em andamento, tudo fica mais lento", afirma o técnico em edificações da PLANSERVICE, Gabriel Farber. A equipe relata que algumas soluções tiveram de ser pensadas para que o prazo fosse cumprido e o serviço agilizado.
 
Uma das soluções encontradas para otimizar as condições de gerenciamento foi em relação aos protótipos dos quartos. "Por ser um prédio onde tem um apartamento modelo para 112 apartamentos iguais, foi desenvolvido um protótipo a pedido do cliente, o qual nós acompanhamos. Depois, nós da PLANSERVICE geramos um book, onde tinha registrado tudo o que foi feito e copiado para todos os outros. Essa ação resultou numa enorme economia de tempo e eliminou as dúvidas na construção dos apartamentos restantes", relata Luciana. Ainda de acordo com a coordenadora de projetos, o cliente gostou muito dessa inciativa da PLANSERVICE, pois trouxe uma produtividade muito maior para a obra.
 
Outra solução encontrada pela equipe foi uma alteração no projeto do Plano Diretor, estudada previamente com o cliente, de redesenhar o projeto propondo o reaproveitamento de paredes já existentes num trecho da obra que estava com grande dificuldade de execução. Essa iniciativa da equipe da PLANSERVICE gerou uma economia grande de custo e de prazo. "Para nós, o importante é mostrar que temos conhecimento para propor mudanças que gerem ganho de prazo e de custo, pensando sempre em otimizar ao máximo a execução da obra para o nosso cliente", afirma Luciana.
 
Sendo o Hospital 9 de Julho referência em tecnologia no setor da saúde, os avanços nesta área não poderiam estar fora do Plano Diretor. Nas salas de neurologia, haverá uma máquina de ressonância magnética acoplada, uma novidade no setor hospitalar. Além de quartos VIP, com antessala e algumas alas operadas por robôs.
 

"Essa parte de compatibilização dos projetos e de resolver as coisas em campo com cliente, procurando sempre atender a todas as demandas para o funcionamento perfeito do hospital e tentando, simultaneamente, fazer uma obra rápida e com qualidade, com certeza eu vou levar como aprendizado para os próximos projetos", ressalta Farber. 

 

Por Tatiana Carvalho


Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

Se mantenha informado via e-mail, sobre os novos artigos da Planservice

Tags

#SucessoEmConstrucao #corporativo #projetohospitalar #hospitalar #arquiteturahospitalar #industrial #logistica #Datacenters #saude #hoteis #varejo #designdevarejo #shoppingcenter #shoppingmall #empreendimentos #empreendimentosustentavel #educacional #hotelaria