Planservice
Área Restrita English Português

Notícias - Gerenciamento de Projetos e Obras

Orçamentação e Custo de Obras Civis

13/09/2015
A atuação da PLANSERVICE na área de orçamentos abrange os serviços de apoio aos seus clientes no desenvolvimento de orçamentos sintéticos dos empreendimentos, na execução de concorrências ou na análise de aditivos.
 
Quando o orçamento é voltado para a consolidação do budget do empreendimento, Henrique Marchesi, engenheiro orçamentista da PLANSERVICE, esclarece que "o orçamento é verificado constantemente, em paralelo ao desenvolvimento do projeto, possibilitando encontrar opções de fornecedores e de especificações para a redução de custo em atendimento ao budget do cliente".
 
De acordo com Marchesi, essa situação funciona como um balizador para decisões, permitindo que o cliente obtenha em tempo informações de custos antes do término dos projetos e da contratação dos serviços. "O quanto antes esse serviço for iniciado, melhores serão os benefícios alcançados, diminuindo os riscos de previsão de custos. "
 
Quando o orçamento é voltado para a etapa de contratação das obras, é necessário identificar todos os serviços, com o objetivo de evitar contratações com maior risco de adicionais.
 
Nas concorrências dos serviços, a PLANSERVICE faz equalizações de fornecimentos, identificando as falhas nos critérios de orçamentação das construtoras, como por exemplo: erros de quantitativos, especificações não compatíveis com projeto ou erro na precificação dos serviços.
 
No controle de custos dos contratos, em alguns casos, principalmente em projetos de maior duração, é feita a revisão de custos, atendendo a necessidade do cliente para a garantia dos valores a desembolsar até o término do empreendimento. A partir disso, é revisto o orçamento da situação em que a obra se encontra até o final e, caso necessário, são sugeridas opções ao cliente para redução de custos.
 
Segundo o engenheiro, é comum na fase das obras surgirem novos serviços caracterizando o aumento do escopo, e o cliente precisa saber quanto isso vai custar. "Precisamos sempre estar bem ajustados com os fornecedores contratados e seus valores unitários, manter um banco de dados de potenciais fornecedores atualizados, possibilitando um rápido retorno", explica Marchesi. "A PLANSERVICE trabalha com orçamentação, basicamente, durante duas fases: antes da implantação (orçamento puro); e durante a execução (readequação do orçamento, com o objetivo de reduzir custos e ter um melhor aproveitamento da verba restante) ", conclui.
 
 
 
Qual o custo de uma obra? 
 
Essa é uma pergunta que os engenheiros ouvem constantemente. De acordo com Marchesi, as variações possíveis que irão determinar o custo são: a fase em que se encontram os projetos, a área do empreendimento, o segmento ou a tipologia da obra e a verba disponível.
 
"Se o cliente joga aberto com você e te passa um valor para ser atingido como meta, você acaba restringindo o leque de opções, possibilitando entregar exatamente o que melhor atende o orçamento", afirma Marchesi, que está há mais tempo na área e é um dos únicos orçamentistas da PLANSERVICE .

O resultado oferecido para o cliente é sentido no bolso. Com esses serviços, a PLANSERVICE consegue fazer uma redução de custo e, às vezes, até propor uma alteração no escopo que otimize os recursos, além de identificar itens orçados que são desnecessários, ou até os mesmos itens com valores mais baixos e mesma qualidade. 

 

Por Tatiana Carvalho


Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

Se mantenha informado via e-mail, sobre os novos artigos da Planservice

Tags

#Gerenciamento #planejamento #planejamentodeobra #fiscalizacao #gestaodeprojetos #PMO #PMI #duedilligence #prazo #valoragregado #investimento #investimentos #investimentoimobiliario #fundosdeinvestimentos #investimentosimobiliarios #SucessoNoInvestimento #investimentoseguro #procurement #engenhariadecusto #controladoria #orcamentacaoecusto #licitacoesdeobra