Dando continuidade ao tema abordado na matéria "Duração Agregada", da edição de Setembro/2015, explanaremos os métodos de Prazo Agregado e Duração Agregada. Em 2003, Walt Lipke desenvolveu o conceito de Prazo Agregado. Numa definição simples, "prazo agregado é a projeção no eixo horizontal da coordenada do ponto sobre a linha do Valor Planejado, cuja coordenada no eixo vertical é o Valor Agregado". Como o método do Prazo Agregado demonstra a variação de tempo em unidade de tempo (dias, meses, semanas, etc), torna a informação fisicamente mais precisa e com melhor visualização do que o Índice de Performance de Prazo utilizado no Gerenciamento de Valor Agregado. Porém, por utilizar a mesma curva "S" financeira que o método anterior, também é deficiente quando se trata de atividades de pequeno valor e com condições de pagamentos que não reflitam o andamento físico.
Para resolver a deficiência dos dois métodos anteriores, Khamooshi e Golafshani desenvolveram, em 2013, o método da Duração Agregada. A duração agregada utiliza a curva "S" baseada somente em tempo, ou seja, com as atividades ponderadas por suas durações e não por seu custo. Neste método, independente do custo do projeto, a variação de prazo de cada atividade é refletida no índice.
A PLANSERVICE, desde seus primórdios, se utiliza de uma curva "S" ponderada pelo tempo, calculando a variação do prazo por meio de um método numérico similar ao da Duração Agregada.
Para mais informações sobre "Duração Agregada", verifique no SICRON- Sicron/DH/Cursos e treinamentos.