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Notícias - Sustentabilidade

PAVIMENTOS PERMEÁVEIS

15/12/2015

Nos últimos meses, um dos vídeos mais compartilhados na internet mostrava um caminhão despejando água em um pavimento de concreto e este pavimento absorvendo a água, sem deixar uma única poça na superfície.

Imagem extraída do vídeo:

Este vídeo é o resultado de um dos ensaios do pavimento de concreto permeável da Tarmac. Após uma inundação ocorrida em 2007 na Inglaterra, que deixou 57 mil casas danificadas por conta de problemas com o escoamento das águas pluviais, os laboratórios britânicos investiram em pesquisas buscando um concreto 100% permeável. Essas pesquisas contaram com investimentos de cimenteiras e concreteiras europeias. O segredo do pavimento rígido permeável desenvolvido na Inglaterra está nos agregados: seixos com granulometria maior são utilizados tanto na camada de cima quanto na sub-base, permitindo que o revestimento tenha rigidez, resistência e alta capacidade de absorção de água. Nos testes, o material foi capaz de absorver quatro mil litros de água em questão de segundos.

Apesar de o material ter sido apresentado como uma inovação para o mercado, já há soluções similares em outros países. Na Finlândia, por exemplo, foi desenvolvido um pavimento asfáltico permeável, que absorve parte da água das chuvas e a encaminha para as redes de águas pluviais. Ele consiste em uma camada superficial de rolamento aplicada sobre camadas de materiais de alta porosidade capazes de reter água.

As camadas de subsuperfície podem receber sistemas de drenagem ou serem interligadas à rede pluvial. A camada de rolamento é uma mistura de asfalto, brita fina e concreto de alta permeabilidade. Este pavimento foi desenvolvido para atender aos rigorosos invernos nórdicos, resistindo ao congelamento e à aplicação de sal para remoção do gelo.
Imagem do asfalto permeável (visto por baixo):

Além destes dois, existem pavimentos permeáveis em utilização no Japão, Bélgica, Alemanha e nos Estados Unidos. Em cada caso, é necessário adaptar o conceito às condições climáticas específicas da área de utilização, de forma a reduzir custos e maximizar a absorção de água.

Tanto o concreto permeável inglês quanto o asfalto permeável finlandês não são substitutos completos para o concreto e o asfalto nos pavimentos, respectivamente. Ambos são adequados para áreas com baixo volume de tráfego, tais como ruas residenciais, parques de estacionamento, calçadas, ciclovias, pátios, quadras e praças.

Link para o vídeo do concreto permeável: http://www.youtube.com/watch?v=-iJP7DFt6AU


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