Planservice
Área Restrita English Português

Notícias - BIM

O BIM na PLANSERVICE

10/09/2016

A expressão "BIM" (Building Information Modeling) permeia o mercado da construção civil ainda com ares de novidade, é notável um contido espanto de alguns que dizem ter domínio da ferramenta e que ainda não conhecem suas possibilidades. É também fácil perceber que dentre os diversos eixos de atuação do mercado de construção e imobiliário as possibilidades do BIM parecem estar limitadas aos escritórios de projeto, mas na pratica, a tecnologia oferece recursos para todas as frentes de trabalho do projeto ao campo.

Dentre as possibilidades que o mercado nacional ainda deve vislumbrar no uso da tecnologia BIM, a PLANSERVICE iniciou estudos e planejamento para algumas propostas técnicas utilizando a tecnologia BIM 4D, onde o modelo tridimensional da edificação é associado as atividades do cronograma, ilustrando além do andamento da obra através do tempo, o plano de ataque de sua execução.

Em março passado a PLANSERVICE a pedido da PW Construções, desenvolveu um modelo 4D de finalização das obras de um centro de distribuição em Mauá/SP, onde o planejamento da obra foi animado por meio de um modelo tridimensional do próprio edifício, que foi inteiramente desenvolvido pela gerenciadora.

A PLANSERVICE tem se preparado para a tecnologia BIM e se mostra pronta para o mercado, mas existe ainda baixa demanda por esta tecnologia. Falta aos clientes e investidores perceberem como a tecnologia BIM pode auxiliar no planejamento da construção, antecipando riscos, aumentando a produtividade e permitindo a entrega de um produto final com melhor qualidade e menor custo.


Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

Se mantenha informado via e-mail, sobre os novos artigos da Planservice

Tags

#3DBIM #BIM #Buildingmodelinginformation #projectdesign #Projetos #projetos3D #projetos4D