Planservice
Área Restrita English Português

Notícias - Gerenciamento de Projetos e Obras

Due Diligence Técnica

13/12/2017

Confira a importância da investigação prévia para executar uma obra de sucesso

Investigar e avaliar as condições de um imóvel para entender possíveis riscos e oportunidades. Assim se define a Due Diligence Técnica, um processo que oferece transparência e segurança na realização de investimentos e transações com imóveis, principalmente quando o empreendimento em questão é um retrofit – ou projeto de reforma. Neste caso, conhecer todo o background do imóvel se torna essencial para a realização de um bom negócio.

“Este trabalho caracteriza-se pela inspeção predial como um ‘check-up’ da edificação, tendo como objeto um empreendimento, identificando anomalias construtivas e falhas de manutenção, que interferem e prejudicam a saúde e habitabilidade, frente ao desempenho dos sistemas construtivos e elementos vistoriados da edificação, especialmente a estrutura, instalações elétricas, hidrossanitárias e equipamentos”, explica Mario Donato Notarnicola, Diretor de Operações da Planservice. Por anomalia, Mario se refere à irregularidade relativa à construção e suas instalações, enquanto que a falha diz respeito à manutenção, operação e uso.

A metodologia para a realização de uma investigação técnica prévia adotada na PLANSERVICE compreende o estudo da edificação através de análise de documentos como, aprovações e licenças com órgãos públicos (Habite-se, AVCB, etc.), ligações de utilidades com concessionárias (contratos com concessionárias, contas, etc.) e projetos existentes, normalmente disponibilizados pelo contratante para verificação de sua aderência ao empreendimento construído e às normas vigentes.

Em paralelo, são realizadas pela equipe de engenheiros visitas técnicas nas Edificações/Instalações, para levantamento de informações técnicas e realização de registros fotográficos. Estas informações e observações coletadas durante as inspeções são organizadas por áreas do empreendimento e por sistemas (obras civis, instalações elétricas, hidráulicas, ar-condicionado HVAC, sistemas especiais, etc.), sendo apresentadas em textos e imagens, com indicações dos pontos relevantes e principalmente os que entendemos necessitarem de reparos, melhorias e/ou adequações.

No caso de inspeções em terrenos e/ou imóveis a serem demolidos, normalmente são necessárias investigações ambientais, legais e situação das ligações com as concessionárias. Na PLANSERVICE, estas avaliações das condições do ponto de vista ambiental são realizadas por consultores especializados que atuam em parceria com a PLANSERVICE, como também os levantamentos do ponto de vista legal (escrituras; consulta ao Registro de Imóveis, Cartórios, juntas comerciais; verificação da situação em relação a Impostos, consulta se o bem foi dado em garantida ou está hipotecado, etc.).

O levantamento das premissas básicas e requisitos exigidos pelos órgãos públicos nos níveis municipais, estaduais e federais e a consulta sobre as condições de atendimento da infraestrutura local das concessionárias de utilidades é realizado pelas equipes próprias da PLANSERVICE. “Os benefícios da Due Diligence para o cliente em um projeto de reforma – retrofit - de um empreendimento, para aquisição de terrenos para futuras implantações, ou imóveis em operação, são evidentes, pois as decisões para investimentos, comerciais e obtenção de resultados financeiros podem ser tomadas pelo cliente com um grau maior de confiabilidade, já que os riscos do negócio ficam mais claros após as investigações prévias”, afirma Luiz Augusto Secco, Diretor de Planejamento da PLANSERVICE.

Além de calcular os riscos podendo, assim, minimizá-los, a Due Diligence permite determinar com maior precisão o valor do negócio, sem surpresas desagradáveis no decorrer do percurso. “Uma Due Diligence é importante por diversos motivos. O principal deles é trazer a confirmação de que o negócio a ser adquirido é o que realmente parece ser. Além disso, por meio do Processo de Due Diligence, é possível obter as informações necessárias para avaliar a viabilidade de investimento”, esclarece Mario.

Um complemento importante à diligência técnica é a estimativa dos custos para recuperação das anomalias e falhas detectadas, atividade que a PLANSERVICE pode desenvolver conforme o interesse do Cliente.

 


Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

Se mantenha informado via e-mail, sobre os novos artigos da Planservice

Tags

#Gerenciamento #planejamento #planejamentodeobra #fiscalizacao #gestaodeprojetos #PMO #PMI #duedilligence #prazo #valoragregado #investimento #investimentos #investimentoimobiliario #fundosdeinvestimentos #investimentosimobiliarios #SucessoNoInvestimento #investimentoseguro #procurement #engenhariadecusto #controladoria #orcamentacaoecusto #licitacoesdeobra