Planservice
Área Restrita English Português

Notícias - Engenharia

Impressora 3D

30/04/2015
O professor Behrokh Khoshnevis, da Universidade do Sul da Califórnia está testando uma impressora 3D gigante, capaz de fabricar uma casa em 24 horas. Esta impressora foi desenvolvida utilizando uma tecnologia conhecida como Contour Crafting. Devido a sua agilidade e ao baixo custo para a construção, poderá viabilizar a reconstrução de áreas devastadas por desastres naturais.
 
O equipamento precisa de dois trilhos colocados paralelamente, onde são instaladas suas duas lanças, que sustentam o mecanismo da extrusora. Este robô imprime paredes, lajes, vigas e pilares, por meio de uma extrusora de injeção, aplicando a argamassa (que pode ser de concreto e fibras ou adobe) seguindo a geometria de um projeto tridimensional cadastrado em seu sistema. O projeto pode prever, inclusive, vãos para passagem de tubulações elétricas e hidráulicas.
 
A velocidade da aplicação já considera o tempo de secagem e cura do material aplicado, a produtividade e o índice de vazios. O sistema faz a colocação automática de armadura nas peças estruturais, utilizando componentes metálicos modulares, possibilitando a execução de elementos de concreto armado muito semelhantes aos convencionais. Estão sendo testados também complementos que podem ser encaixados no local à extrusora - fazendo as vezes de espátulas para um acabamento mais fino -, garras para colocação automática de cerâmicas e azulejos e instalação de tubulações elétricas e hidráulicas.
 
Já do outro lado do globo, em Xangai, na China, a empresa Winsun desenvolveu um sistema semelhante, porém mais simples, que também constrói a casa por camadas, utilizando uma extrusora e seguindo um projeto já cadastrado no sistema do equipamento. A impressora chinesa utiliza apenas concreto com fibras de vidro para levantar paredes, não sendo capaz de acrescentar armadura e criar elementos estruturais como pilares de vigas. Neste caso, não há complementos e os trabalhadores precisam executar as instalações elétricas e hidráulicas, além do acabamento. O diferencial apresentado pela impressora da Winsun é o reaproveitamento do material demolido de construções antigas para compor a argamassa que a impressora utiliza. Em ambos os casos, a altura das construções está limitada a 6m.
 
Vídeo do Contour Crafting: https://www.youtube.com/watch?v=31jkjsZPjtQ

Vídeo da Impressora do Winsun: https://www.youtube.com/watch?v=SObzNdyRTBs 


Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

Se mantenha informado via e-mail, sobre os novos artigos da Planservice

Tags

#engenharia #Engenhariacivil #dicasparaengenharia #engenhariaestrutural #arquiteturaengenhariaintegradas #amoengenharia #blogdaengenharia