Planservice
Área Restrita English Português

Notícias - Engenharia

Laje Grelhada

10/05/2016

Na Bienal de Veneza de 2014, a exposição Elements of Architecture (Elementos de Arquitetura), de Rem Koolhaas, mostrava um corte em um forro suspenso, demonstrando as instalações escondidas ali, como uma crítica à redução da arquitetura a um mero tratamento estético de superfícies.

Com este olhar, a Holedeck criou um sistema de laje grelhada, visando a substituir as lajes tradicionais e os forros suspensos. O sistema ganhou o prêmio de inovação do Council of Tall Buildings and Urban Habitat (CTBU) em 2015.

Comparativamente ao sistema de lajes maciças tracionais, as lajes grelhadas utilizam 55% menos concreto, o que as torna menos agressivas ao meio ambiente. A laje grelhada é executada de forma similar ao sistema de laje nervurada, com a utilização de fôrmas de polipropileno de alta resistência. Com a vantagem do sistema de lajes grelhadas possuir complementos encaixáveis para já deixar as aberturas necessárias para a passagem de instalações. E são estas aberturas a maior vantagem com relação ao sistema de lajes nervuradas.

A sugestão da Holedeck é acomodar as instalações dentro da laje grelhada, passando-as pelas aberturas, sem a necessidade de instalar um forro suspenso. Caso o arquiteto/cliente opte por instalar o forro, isto pode ser feito fixado diretamente nas nervuras da laje (conforme imagens abaixo):

Por permitir a execução das instalações em suas aberturas, o sistema de lajes grelhadas permite uma maior flexibilidade em edifícios altos, quanto ao pé direito dos pavimentos e número de pavimentos, conforme a imagem abaixo:


Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

Se mantenha informado via e-mail, sobre os novos artigos da Planservice

Tags

#engenharia #Engenhariacivil #dicasparaengenharia #engenhariaestrutural #arquiteturaengenhariaintegradas #amoengenharia #blogdaengenharia