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Notícias - Gerenciamento de Projetos e Obras

Série PMBOK- Gestão de Recursos Humanos do Projeto

13/07/2016

No oitavo capítulo da série sobre o PMBOK, o tema abordado é a Gestão de Recursos Humanos do Projeto, que inclui os s processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto, cujas funções e responsabilidades são atribuídas com foco no término do projeto. “Esta gestão é extremamente importante, pois através dela é melhorada a comunicação e o aproveitamento do potencial da equipe. Também é com a gestão de recursos humanos que se desenvolve a equipe de um projeto”, explica Sabrine Pérez Arcanjo, engenheira civil da PLANSERVICE.

Segundo Sabrine, o gerenciamento de recursos humanos deve ser feito buscando o profissional mais adequado para cada função necessária ao projeto. E a função do gerente do projeto é adequar a comunicação para a equipe envolvida e delegar as responsabilidades conforme as funções e as competências de cada membro desta equipe. “Toda a equipe deve ser incentivada a evoluir. Quando o time tem suas atividades corretamente distribuídas e existe sinergia entre todos, aumenta-se o desempenho do projeto”, ressalta.

O gerenciamento de recursos humanos é dividido em quatro processos:

  • Planejar o gerenciamento dos recursos humanos – identificam-se as funções necessárias, papéis, responsabilidades, habilidades, relações de hierarquia (quem responde para quem). Nessa etapa é criado um plano de gerenciamento do pessoal;
  • Mobilizar a equipe do projeto – confirma-se a disponibilidade dos recursos humanos e obtém-se a equipe necessária (seja entre os profissionais da empresa ou novas contratações);
  • Desenvolver a equipe do projeto – neste processo ocorre o aprimoramento das competências, interação entre a equipe e o ambiente geral para melhorar o desempenho do projeto;
  • Gerenciar a equipe do projeto – acompanha-se o desempenho dos membros da equipe, solucionam-se problemas, o gerente de projeto dá o feedback e gerenciam-se mudanças para otimizar o desempenho do projeto

Sabrine lembra que quando um gerente de projeto não dá a devida atenção ao gerenciamento de recursos humanos, ou simplesmente não gerencia sua equipe neste aspecto, pode ocorrer um desequilíbrio entre as atividades da equipe (membros ociosos x membros sobrecarregados), corre-se o risco de ter um profissional subutilizado ou um profissional não qualificado para a função que está exercendo. “Além disso, sem gerenciar os recursos humanos do projeto, pode haver conflitos entre os membros da equipe e ocorrer a falta de desenvolvimento do pessoal. Estes problemas se refletem diretamente no desempenho e na qualidade do projeto”, finaliza.


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