Planservice
Área Restrita English Português

Notícias - Sustentabilidade

Tijolo que atua como isolamento acústico e dissipador de calor

14/06/2017

Os arquitetos Miguel Niño e Johanna Navarro, do Sumart Diseño y Arquitectura, criaram o Bloco Termodissipador (BT), com o objetivo de aproveitar as qualidades da argila, matéria prima característica da região de Cúrcuta, no município de Norte de Santander, na Colômbia.

O Bloco Termodisipador (BT) é um elemento cerâmico projetado com uma secção transversal irregular que permite que a ventilação passe através dos blocos, dissipando rapidamente a temperatura acumulada e reduzindo a quantidade de calor emitido no interior do edifício.

Com o intuito de reduzir o desconforto térmico e minimizar a utilização de mecanismos reguladores de temperatura, Miguel e Johanna adotaram o bloco de argila tradicional como ponto inicial para desenvolvimento de uma solução sustentável e acessível.

O bloco termodissipador aproveita a indústria cerâmica local e os processos de fabricação do bloco de argila cozida tradicional. Sua inovação consiste na forma, que é irregular, acrescentando um triângulo escaleno na face do bloco, protegendo o bloco e as articulações dos fluxos de radiação solar e de transmissão de calor (fig. 3).

Com esta forma irregular e os dutos internos ao bloco, é possível a ventilação passar através dos blocos, dissipando rapidamente a temperatura e reduzindo a quantidade de calor transferida para o interior da edificação (as figuras 1 e 2 demonstram a diferença de comportamento entre os blocos convencionais e o bloco termodissipador quanto a transmissão de calor).

A forma irregular também atua como defletor de som, rompendo a onda contínua e dissipando a quantidade de ruído transferida para o interior da edificação.

Com o intuito de minimizar os custos e prazos de execução, este bloco foi desenvolvido com a opção de ser utilizado com a face irregular aparente nas fachadas, permitindo diversas composições visuais. Ele também possui cantos com espaços para a argamassa de assentamento, evitando o desperdício e ocultando as juntas dos blocos.

As dimensões do lado retangular do Bloco Termodissipador são iguais às dimensões dos tijolos tradicionais, permitindo integrá-los em composições de fechamentos e também garantindo a amarração das paredes internas com as externas.

O projeto deste bloco foi ganhador do Prêmio Lápiz de Acero Verde 2015, organizado pela revista Proyecto Diseño.

Projeto: BT - Bloco Termodissipador

Desenho: Sumart Diseño y Arquitectura

Diretor de Projeto: Miguel Niño

Projetistas: Johanna Navarro, Miguel Niño

Acessoria Técnica: Ladrillera Norsan LTDA

Localização: Cúcuta, Norte de Santander, Colombia

Ano: 2015

Fotografias: Camilo Suz


Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

Se mantenha informado via e-mail, sobre os novos artigos da Planservice

Tags

#sustentabilidade #sustentabilidadeemfoco #sustentabilidadebrasil #greenbuilding #greenbuildings #certificacao #certificacaointernacional #lead #acqua