Os arquitetos Miguel Niño e Johanna Navarro, do Sumart Diseño y Arquitectura, criaram o Bloco Termodissipador (BT), com o objetivo de aproveitar as qualidades da argila, matéria prima característica da região de Cúrcuta, no município de Norte de Santander, na Colômbia.
O Bloco Termodisipador (BT) é um elemento cerâmico projetado com uma secção transversal irregular que permite que a ventilação passe através dos blocos, dissipando rapidamente a temperatura acumulada e reduzindo a quantidade de calor emitido no interior do edifício.
Com o intuito de reduzir o desconforto térmico e minimizar a utilização de mecanismos reguladores de temperatura, Miguel e Johanna adotaram o bloco de argila tradicional como ponto inicial para desenvolvimento de uma solução sustentável e acessível.
O bloco termodissipador aproveita a indústria cerâmica local e os processos de fabricação do bloco de argila cozida tradicional. Sua inovação consiste na forma, que é irregular, acrescentando um triângulo escaleno na face do bloco, protegendo o bloco e as articulações dos fluxos de radiação solar e de transmissão de calor (fig. 3).
Com esta forma irregular e os dutos internos ao bloco, é possível a ventilação passar através dos blocos, dissipando rapidamente a temperatura e reduzindo a quantidade de calor transferida para o interior da edificação (as figuras 1 e 2 demonstram a diferença de comportamento entre os blocos convencionais e o bloco termodissipador quanto a transmissão de calor).
A forma irregular também atua como defletor de som, rompendo a onda contínua e dissipando a quantidade de ruído transferida para o interior da edificação.
Com o intuito de minimizar os custos e prazos de execução, este bloco foi desenvolvido com a opção de ser utilizado com a face irregular aparente nas fachadas, permitindo diversas composições visuais. Ele também possui cantos com espaços para a argamassa de assentamento, evitando o desperdício e ocultando as juntas dos blocos.
As dimensões do lado retangular do Bloco Termodissipador são iguais às dimensões dos tijolos tradicionais, permitindo integrá-los em composições de fechamentos e também garantindo a amarração das paredes internas com as externas.
O projeto deste bloco foi ganhador do Prêmio Lápiz de Acero Verde 2015, organizado pela revista Proyecto Diseño.
Projeto: BT - Bloco Termodissipador
Desenho: Sumart Diseño y Arquitectura
Diretor de Projeto: Miguel Niño
Projetistas: Johanna Navarro, Miguel Niño
Acessoria Técnica: Ladrillera Norsan LTDA
Localização: Cúcuta, Norte de Santander, Colombia
Ano: 2015
Fotografias: Camilo Suz