Planservice
Área Restrita English Português

Notícias - Gerenciamento de Projetos e Obras

Série Engenharia de Riscos: Por que gerenciar Riscos?

05/07/2017

No quinto e último capítulo da Série Engenharia de Riscos traremos uma pergunta: Por que gerenciar Riscos? Para responde-la, conversamos com o gerente de projetos da PLANSERVICE Leonel Domiciano, que explicou três aspectos básicos para justificar o gerenciamento de riscos em projetos:

- O gerenciamento de Riscos provoca uma mudança cultural na equipe de projeto, pois esta deixa de ser reativa para ser proativa, evitando-se os problemas antes que eles surjam. A antecipação daquilo que pode dar errado passará a fazer parte do dia-a-dia da equipe.

- As consequências negativas de não se implementar uma Gerência de Riscos são os recursos gastos com problemas que poderia ter sido evitados, surpresas desagradáveis que podem ocorrer, decisões tomadas sem uma real noção das consequências futuras e a redução na probabilidade de sucesso do projeto.

- A implementação do Gerenciamento de Riscos não garante o sucesso dos projetos. No entanto, ela melhora o processo decisório e ajuda a evitar surpresas, aumentando assim as suas chances de sucesso.

Segundo Domiciano, a relevância dos riscos em projetos é tão alta que, em 1994, um grupo de renomados gerentes de projeto foi contratado pelo Departamento de Defesa americano para aprimorar as técnicas de gerenciamento dos projetos contratados por esse departamento. Dentre as várias sugestões elaboradas pelo grupo de trabalho, a que aparece em primeiro lugar é a adoção do gerenciamento de risco em projetos. "No entanto, para que um processo de gerenciamento de risco seja eficiente são necessárias abordagens concretas para se quantificar os riscos de um projeto. Estimativas puramente subjetivas podem induzir os gerentes a erros, tornando o processo de gerência falho e não alinhado com os objetivos de uma organização", alerta Domiciano.


Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

Se mantenha informado via e-mail, sobre os novos artigos da Planservice

Tags

#Gerenciamento #planejamento #planejamentodeobra #fiscalizacao #gestaodeprojetos #PMO #PMI #duedilligence #prazo #valoragregado #investimento #investimentos #investimentoimobiliario #fundosdeinvestimentos #investimentosimobiliarios #SucessoNoInvestimento #investimentoseguro #procurement #engenhariadecusto #controladoria #orcamentacaoecusto #licitacoesdeobra