Planservice
Área Restrita English Português

Notícias - Cases de Sucesso

Planservice utiliza metodologia diferenciada no projeto REC Sapucaí

04/04/2014

Intitulado como REC Sapucaí, o empreendimento de projeto arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer está ganhando forma e, aos poucos, começa a aparecer por trás das arquibancadas do Sambódromo, na Cidade Nova, Rio de Janeiro. Trata-se de um edifício comercial com dezenove pavimentos e três subsolos, com aproximadamente 130 mil m² de área construída. 

A Planservice foi contratada com a incumbência de gerenciar os projetos, as contratações e as obras e também fazer o acompanhamento das demolições, a liberação de área para ampliação do Sambódromo e o gerenciamento das obras do entorno e contrapartidas. 

De acordo com o gerente de contratos, Carlos Frederico Costa Leite, a obra possui diferenciais quando comparada à obras tradicionais; Como exemplo, tem-se a realização do método executivo invertido para a construção dos subsolos, o uso de sanitários pré-fabricados e de fachada unitizada. "A escolha da metodologia é oriunda das necessidades da obra. O método tradicional utilizaria tirantes para estabilização da parede diafragma, mas devido à vizinhança do túnel do metrô essa opção não seria viável, por isso, a escolha do método invertido, onde a parede diafragma é travada com a estrutura do edifício, permitindo então a escavação de mais um nível a partir deste travamento até a próxima laje, e assim sucessivamente até as fundações definitivas, executadas por último, enquanto a estrutura do prédio acima desta área  era executada simultaneamente", explica Carlos. 

As dificuldades impostas pelos prazos curtos e pela baixa disponibilidade e qualificação da mão de obra levaram à decisão de se utilizar os banheiros pré-fabricados, que são semelhantes a contêineres com todas as instalações elétricas, hidráulicas e todos os acabamentos já montados em seu interior.

O mesmo pode se dizer da opção pelas fachadas unitizadas que por serem pré montadas em fábrica já são içadas e fixadas à estrutura do edifício em segmentos com vidros e outros acabamentos já prontos.

Tanto o banheiro quanto a fachada possuem programação de entrega "just in time" onde o estoque na obra é o justo necessário para permitir a sequência dos serviços sem interrupções até a próxima entrega.  Outra decisão importante para a manutenção dos prazos foi a antecipação da montagem dos elevadores antes mesmo da conclusão das estruturas.

Estas decisões foram tomadas como consequência da aplicação da metodologia de cadeia crítica no planejamento que permitiu a visualização clara de todas as atividades de construção ao longo do tempo e as interações e interdependências entre elas possibilitando a escolha das metodologias executivas mais adequadas. "Concluiu-se que se estas atividades fossem feitas da maneira tradicional tornariam o prazo de execução extremamente elevado" destaca Leite. 

A obra iniciou-se em Abril de 2011, e com previsão de término em janeiro de 2015. 

A utilização de concretos especiais

Todo o projeto foi concebido para utilização de concretos de alto desempenho (CAD) com resistências a compressão superiores a 50 MPa e módulos de deformação acima de 36 GPa. Com quantidades acima de 120 mil metros cúbicos foi montado um estrutura de laboratório e controle de qualidade na obra para tentar identificar falhas no fornecimento do concreto.

A estrutura de concreto foi o maior desafio encontrado pela equipe da Planservice. Carlos explica que com concreto de alto desempenho potencializados pelos grandes volumes necessários e a dificuldade de fornecimento pela indústria nacional levou a um desenvolvimento de traço de concreto e compatibilidade de agregados através de consultores especializados.


Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

Se mantenha informado via e-mail, sobre os novos artigos da Planservice

Tags

#SucessoEmConstrucao #corporativo #projetohospitalar #hospitalar #arquiteturahospitalar #industrial #logistica #Datacenters #saude #hoteis #varejo #designdevarejo #shoppingcenter #shoppingmall #empreendimentos #empreendimentosustentavel #educacional #hotelaria