Planservice
Área Restrita English Português

Notícias - Gerenciamento de Projetos e Obras

Categorias e fases da Certificação AQUA

25/07/2015
A certificação AQUA se baseia no modelo francês HQE (Haute Qualité Environnementale), que prioriza o desempenho da edificação. O HQE foi adaptado para o Brasil em 1998, pela Fundação Vanzolini, com ajuda da Poli/USP, ajustando seus critérios às legislações, regulamentos e características de construção brasileiros.
 
Esta certificação avalia o empreendimento por 14 categorias de desempenho:
 
01. Relação do edifício com seu entorno - a infraestrutura, os acessos, a conectividade urbana, o ecossistema, enfim, tudo o que interage com o edifício e a própria vocação socioambiental do bairro.
02. Escolha integrada de produtos, sistemas e processos construtivos - os critérios compatíveis com a durabilidade da edificação, conformidade com as normas técnicas, baixo impacto ambiental e baixo impacto à saúde humana.
03. Canteiro de obras com baixo impacto ambiental - o ruído, poeira, sujeira, visual, incômodos ao tráfego, etc., gerados pela implantação do canteiro de obras; o consumo de água e energia durante a obra, redução da duração de resíduos, destinação correta dos resíduos e eliminação ou redução de poluição de ar, água e solo.
04. Gestão de energia - a escolha de sistemas prediais de baixo consumo, de melhor eficiência energética, e também pelo uso de energias alternativas locais.
05. Gestão de água - os principais aspectos são o aproveitamento de água de chuva, sistemas economizadores de água, gestão da retenção da água de chuva e sua infiltração, sistemas de reuso.
06. Gestão dos resíduos de uso e operação do edifício - elaboração de um programa informando os fluxos e os locais de aproveitamento de resíduos.
07. Manutenção - Permanência do desempenho ambiental - facilidade de manutenção, monitoramento dos sistemas de iluminação, de resfriamento, ventilação, entre outros.
08. Conforto hidrotérmico - o equilibro e a manutenção da umidade e da temperatura dos ambientes.
09. Conforto acústico - os isolamentos e o nível de ruído.
10. Conforto visual - iluminação natural e uma boa iluminação artificial, como uniformidade de luminância, temperatura de cor e ofuscamento.
11. Conforto olfativo - identificação dos odores, da ventilação e do isolamento dos odores.
12. Qualidade sanitária dos ambientes - minimização das fontes de ondas eletromagnéticas e adequação dos ambientes, em termos de facilidade de limpeza, para evitar o crescimento de fungos e bactérias.
13. Qualidade sanitária do ar - identificação dos agentes poluidores, seu tratamento e garantia das trocas de ar.
14. Qualidade sanitária da água - potabilidade da água e separação das águas, como redes de água não potável e redes de esgoto.
 
O certificado no AQUA é emitido por fase do empreendimento:
 
Programa - detalhamento das necessidades
Concepção - elaboração dos projetos
Realização - execução das obras
Operação - utilização e manutenção
 
No AQUA não existem níveis de certificação, ou o empreendimento é certificado ou não. Desta forma, é obrigado a buscar um nível de excelência - "Melhores Práticas" em pelo menos 3 categorias, "Boas Práticas" em 4 categorias e "Base" em 7 categorias.
Por permitir a certificação em fases, o ideal é certificar progressivamente o empreendimento, de forma a ter todas as etapas certificadas. Contudo, não há nenhuma obrigatoriedade nisso, permitindo que o empreendimento seja certificado em qualquer uma das etapas, desde que cumpridos os seus requisitos.
Obras Certificadas AQUA com participação da PLANSERVICE:
. Leroy Merlin Taguatinga em Brasília, DF
. Leroy Merlin Anhanguera em Campinas, SP
. Leroy Merlin Belo Horizonte em Belo Horizonte, MG
. Instituto de Oncologia do Hospital Santa Paula em São Paulo, SP - certificação da operação
. Parque Global em São Paulo, SP - certificação do programa

. Logbras 4 Barras em Quatro Barras, PR - em andamento, já certificada fase programa. 


Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

Se mantenha informado via e-mail, sobre os novos artigos da Planservice

Tags

#Gerenciamento #planejamento #planejamentodeobra #fiscalizacao #gestaodeprojetos #PMO #PMI #duedilligence #prazo #valoragregado #investimento #investimentos #investimentoimobiliario #fundosdeinvestimentos #investimentosimobiliarios #SucessoNoInvestimento #investimentoseguro #procurement #engenhariadecusto #controladoria #orcamentacaoecusto #licitacoesdeobra