Planservice
Área Restrita English Português

Notícias - Gerenciamento de Projetos e Obras

A importância da gestão de projetos no Gerenciamento de Obras

08/10/2015

A Gestão de Projetos é um assunto bastante importante para quem atua na área de engenharia civil e arquitetura. Ultimamente, vem ganhando destaque e reconhecimento nas mais variadas áreas de atuação, de órgãos públicos à iniciativa privada, para garantir a excelência de execução necessária aos mais variados tipos de negócio. Dada à importância do tema, começaremos uma série de reportagens sobre a gama de aspectos que envolvem a gestão de projetos e suas áreas de conhecimento, tratando cada uma delas individualmente, em cada edição.

Mas o que é exatamente um projeto? Um projeto é definido como um conjunto de atividades temporárias - que têm essencialmente início, meio e fim - realizadas em grupo e destinadas a produzir um produto, serviço ou resultados únicos. O principal objetivo da gestão de projetos é a aplicação correta das técnicas e suas áreas de conhecimento, a fim de garantir o Prazo, o Custo e a Qualidade esperados pelos stakeholders, ou seja, os principais interessados no projeto, sejam eles investidores, clientes, donos da empresa, diretoria, áreas e departamentos, etc.

O Gerenciamento de Projetos e Obras é, portanto, a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para as organizações, permitindo que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio.

Quando falamos em Gestão de Projetos, o termo se confunde com o Gerenciamento de Projetos e Obras, principal ramo de atuação da PLANSERVICE, pois ambos exigem a aplicação das mesmas áreas de conhecimento, sendo a Gestão de Projetos a disciplina que engloba os conceitos fundamentais para o gerenciamento de projetos de qualquer área de atuação, sejam eles de engenharia, de tecnologia da informação, ou um lançamento de um produto. Já o Gerenciamento de Projetos e Obras  se utiliza das áreas de conhecimento da Gestão de Projetos, aplicadas à engenharia e suas especificidades.

"Nos últimos dez, quinze anos (nos países mais desenvolvidos na cultura de projetos) começamos a perceber a chegada do profissional de gestão de projetos, com habilidades diversificadas, conhecimento específico, mas com visão generalista. Percebe-se ainda que as organizações estão demonstrando a preocupação em otimizar cada vez mais seus processos e custos, utilizando-se da experiência de profissionais em gerenciamento de obras para atingir os seus objetivos", comenta Danilo Mattos, diretor de projetos e operações da EAL Solutions.

Certificação

O Project Management Institute (PMI) é uma instituição internacional sem fins lucrativos que associa profissionais de Gestão de Projetos. No início de 2011 já era considerada a maior associação do gênero no mundo, com mais de meio milhão de associados e de profissionais certificados em 185 países.

O PMI oferece alguns produtos e serviços que são a base de um maior reconhecimento e aceitação do papel bem-sucedido do gerenciamento de obras por parte de governos, organizações, academia e indústrias. Os serviços são: formular padrões profissionais de gestão de projetos; gerar conhecimento por intermédio da investigação; promover a Gestão de Projetos como profissão por meio de seus programas de certificação.

Já o Project Management Body of Knowledge (PMBOK) é um guia, que contém um conjunto de práticas na Gestão de Projetos organizado pelo instituto PMI e é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da área. O PMBOK pode auxiliar a alinhar as expectativas do sponsor ao projeto em Escopo, Tempo, Custo, Recursos Humanos, Comunicação, Risco, Aquisições e Qualidade.

"A importância de se obter uma certificação como o PMP (Project Management Professional), por meio do PMI (Project Management Institute), em um mercado como o da PLANSERVICE é o nivelamento da qualificação de seus profissionais e a garantia de suas bases técnicas e teóricas para o gerenciamento de projetos e obras, uma vez que muitos de seus clientes são empresas multinacionais ou fundos de investimento que prezam por qualificações similares de gestão de projetos, como de seus países de origem", conclui Danilo.

 

Por Tatiana Carvalho


Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

Se mantenha informado via e-mail, sobre os novos artigos da Planservice

Tags

#Gerenciamento #planejamento #planejamentodeobra #fiscalizacao #gestaodeprojetos #PMO #PMI #duedilligence #prazo #valoragregado #investimento #investimentos #investimentoimobiliario #fundosdeinvestimentos #investimentosimobiliarios #SucessoNoInvestimento #investimentoseguro #procurement #engenhariadecusto #controladoria #orcamentacaoecusto #licitacoesdeobra