Planservice
Área Restrita English Português

Notícias - Gerenciamento de Projetos e Obras

Desmistificando o prazo agregado e a duração agregada

05/10/2015

Dando continuidade ao tema abordado na matéria "Duração Agregada", da edição de Setembro/2015, explanaremos os métodos de Prazo Agregado e Duração Agregada. Em 2003, Walt Lipke desenvolveu o conceito de Prazo Agregado. Numa definição simples, "prazo agregado é a projeção no eixo horizontal da coordenada do ponto sobre a linha do Valor Planejado, cuja coordenada no eixo vertical é o Valor Agregado". Como o método do Prazo Agregado demonstra a variação de tempo em unidade de tempo (dias, meses, semanas, etc), torna a informação fisicamente mais precisa e com melhor visualização do que o Índice de Performance de Prazo utilizado no Gerenciamento de Valor Agregado. Porém, por utilizar a mesma curva "S" financeira que o método anterior, também é deficiente quando se trata de atividades de pequeno valor e com condições de pagamentos que não reflitam o andamento físico.


Para resolver a deficiência dos dois métodos anteriores, Khamooshi e Golafshani desenvolveram, em 2013, o método da Duração Agregada. A duração agregada utiliza a curva "S" baseada somente em tempo, ou seja, com as atividades ponderadas por suas durações e não por seu custo. Neste método, independente do custo do projeto, a variação de prazo de cada atividade é refletida no índice.


A PLANSERVICE, desde seus primórdios, se utiliza de uma curva "S" ponderada pelo tempo, calculando a variação do prazo por meio de um método numérico similar ao da Duração Agregada. 
Para mais informações sobre "Duração Agregada", verifique no SICRON- Sicron/DH/Cursos e treinamentos.


Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

Se mantenha informado via e-mail, sobre os novos artigos da Planservice

Tags

#Gerenciamento #planejamento #planejamentodeobra #fiscalizacao #gestaodeprojetos #PMO #PMI #duedilligence #prazo #valoragregado #investimento #investimentos #investimentoimobiliario #fundosdeinvestimentos #investimentosimobiliarios #SucessoNoInvestimento #investimentoseguro #procurement #engenhariadecusto #controladoria #orcamentacaoecusto #licitacoesdeobra