Planservice
Área Restrita English Português

Notícias - Gerenciamento de Projetos e Obras

Série PMBOK - Gestão de Integração do Projeto

05/05/2016

No sexto capítulo da série sobre o PMBOK, o tema abordado é o Gerenciamento da Integração do Projeto, que, como o próprio nome já diz, tem a função de integrar os diversos processos e atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades dos grupos de processos de gerenciamento. Estas características são fundamentais para gerenciar com sucesso as expectativas das partes interessadas e atender aos requisitos do projeto.

O gerenciamento da integração define onde e quando concentrar recursos e esforço, tratando os problemas antes de se tornarem críticos e coordenando o trabalho visando sempre ao sucesso do projeto.

Os processos do gerenciamento da integração do projeto são:

- Desenvolver o termo de abertura do projeto: trata-se do processo para desenvolver um documento que formalmente autoriza a existência de um projeto e dá ao gerente do projeto a autoridade necessária para aplicar recursos organizacionais às atividades do projeto.
- Desenvolver o Plano de Gerenciamento de Projetos e Obras - definição, preparação e coordenação de todos os planos subsidiários, integrando-os a um plano de gerenciamento de projetos e obras abrangente. As linhas de base e os planos subsidiários integrados do projeto podem ser incluídos no plano de gerenciamento de obras.
- Orientar e gerenciar o trabalho do projeto: liderar e realizar do trabalho definido no plano de gerenciamento  de projetos e obras e implementar as mudanças aprovadas para atingir os objetivos do projeto.
- Monitorar e controlar o trabalho do projeto: acompanhar e revisar o progresso para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento de projetos e obras.
- Realizar o controle integrado de mudanças: revisar todas as solicitações de mudança, aprová-las e  gerenciá-las nas entregas, ativos de processos organizacionais, documentos do projeto e no plano de gerenciamento de projetos e obras, e comunicar a decisão sobre os mesmos.
- Encerrar o projeto ou fase: finalizar todas as atividades de todos os grupos de processos de gerenciamento para encerrar formalmente o projeto ou a fase. 
Durante a execução de uma obra, é natural que processos distintos interajam - como escopo, tempo, custos, recursos e outras áreas de conhecimento dentro de um projeto - e é nessas ocasiões que o gerenciamento da integração do projeto se torna fundamental. A integração é um dos pontos mais presentes nos processos de monitoramento e controle e para promovê-la de maneira eficaz é integrar também o time responsável pelo projeto.


Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

Se mantenha informado via e-mail, sobre os novos artigos da Planservice

Tags

#Gerenciamento #planejamento #planejamentodeobra #fiscalizacao #gestaodeprojetos #PMO #PMI #duedilligence #prazo #valoragregado #investimento #investimentos #investimentoimobiliario #fundosdeinvestimentos #investimentosimobiliarios #SucessoNoInvestimento #investimentoseguro #procurement #engenhariadecusto #controladoria #orcamentacaoecusto #licitacoesdeobra