Planservice
Área Restrita English Português

Notícias - Gerenciamento de Projetos e Obras

Pesquisa comprova: as taxas de sucesso sobem quando as empresas investem no gerenciamento de projetos

01/07/2017

A última pesquisa do Project Management Institute (PMI), divulgada no Pulse of the Profession® do PMI para 2017 mostrou que no último ano, as empresas do mundo inteiro reduziram em 20% a quantidade média de dinheiro desperdiçado em projetos e programas em relação a 2015.

A pesquisa também indica que pela primeira vez em cinco anos, mais projetos estão cumprindo os objetivos originais e a pretensão comercial, ao mesmo tempo que são concluídos dentro do orçamento. Além disso, um número menor de projetos foi considerado como falha.

O relatório determina que as empresas estão se tornando mais maduras com relação ao Gerenciamento de Obras e vêm se destacando por:

Desenvolver o talento de gestão de projetos
32% dos entrevistados consideram as habilidades técnicas e de liderança uma alta prioridade, um aumento de 3% em relação a 2015.

Gerenciar os benefícios do projeto
Trata-se do processo coletivo de identificar os benefícios no início de um projeto e garantir, por meio de ações intencionais durante a implementação, que os benefícios sejam realizados e sustentados quando o projeto terminar. Uma em cada três empresas (31%) relata alta maturidade de realização de benefícios.

Estabelecer Escritórios de Gerenciamento de Projetos (PMOs) e Escritórios Estratégicos de Gerenciamento de Projetos Empresariais (EPMOs)
Entre as empresas na pesquisa que têm um PMO, metade relatam ter um escritório de gerenciamento de projetos empresariais (EPMO). E aqueles que alinham o seu EPMO à estratégia (isto é, têm um EPMO estratégico) relatam que 38% mais projetos atendem aos objetivos originais e a pretensão comercial, e 33% menos projetos são considerados falhas.

Motivar o patrocínio executivo
Os patrocinadores executivos ativamente empenhados continuam a ser o principal motivador de se os projetos atendem aos seus objetivos originais e pretensão comercial. Esse fato não passou despercebido para os entrevistados da pesquisa, que revelaram um aumento no percentual de projetos de suas empresas, com os patrocinadores ativamente envolvidos em relação ao ano passado - uma média de 62%, em comparação a 59%, respectivamente.

Realizar abordagens ágeis
As empresas adotam cada vez mais a agilidade como uma técnica para o Gerenciamento de Obras. Um total de 71% das empresas relata usar, às vezes ou com mais frequência, abordagens ágeis para os seus projetos.

O conceito do PMBOK está extremamente arraigado em todas a atividades da PLANSERVICE no Gerenciamento de Projetos e Obras para seus clientes. E é por isso que cada vez mais projetos são concluídos com excelência, dentro do prazo e custos estabelecidos no escopo e com um nível de satisfação altíssimo dos seus clientes.


Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

Se mantenha informado via e-mail, sobre os novos artigos da Planservice

Tags

#Gerenciamento #planejamento #planejamentodeobra #fiscalizacao #gestaodeprojetos #PMO #PMI #duedilligence #prazo #valoragregado #investimento #investimentos #investimentoimobiliario #fundosdeinvestimentos #investimentosimobiliarios #SucessoNoInvestimento #investimentoseguro #procurement #engenhariadecusto #controladoria #orcamentacaoecusto #licitacoesdeobra