No nono capítulo da série sobre o PMBOK, o tema abordado é a Gestão de Tempo do Projeto, certamente um dos itens mais importantes no planejamento de uma obra. Afinal, atrasos podem retardar a entrega de produtos, gerando custos extras. E, por outro lado, adiantar muito o prazo também traz prejuízos. "Isso pode causar um aumento de desembolso com a antecipação ou até mesmo ter custos de manutenção por ter concluído o projeto fisicamente e não ter documentos legais para homologar o recebimento do projeto", explica Videlmarkis Martins Moreira, PMP, gerente de projeto da PLANSERVICE.
Segundo Videlmarkis, o gerenciamento do tempo é realizado por meio de um Plano, onde estarão definidos os 7 processos para o desenvolvimento, gerenciamento, execução e controle do cronograma do projeto:
1. Planejar o Gerenciamento do Cronograma- Estabelece as políticas, os procedimentos e a documentação para o planejamento, desenvolvimento, gerenciamento, execução e controle do cronograma do projeto.
2. Definir as Atividades - Identifica as ações necessárias para produzir as entregas do projeto.
3. Sequenciar as Atividades - Identifica a relação entre as atividades do projeto.
4. Estimar os Recursos das Atividades - Calcula os tipos e quantidades de material, recursos humanos, equipamentos ou suprimentos que serão necessários para realizar cada atividade.
5. Estimar as Durações das Atividades - Avalia a quantidade de períodos de trabalho necessários para terminar cada atividade conforme estimativa de recursos.
6. Desenvolver o Cronograma - Analisa as sequências das atividades, suas durações, recursos e restrições para definição do cronograma do projeto.
7. Controlar o Cronograma - Monitoramento do andamento das atividades do projeto para atualização do seu avanço e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base do cronograma buscando sempre a realização do planejado.
Videlmarkis lembra que em caso de falta de gerenciamento de tempo, poderá haver atrasos nas entregas, custos excessivos para realização de atividades, ausência do gerenciamento de mudanças e até mesmo a execução e entrega de itens duplicados.