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Notícias - Gerenciamento de Projetos e Obras

Planejamento da PLANSERVICE para condomínios residenciais garante prazos menores e redução de custos

15/03/2017

Quando as incorporadoras e construtoras procuram a PLANSERVICE para implantar um sistema de PPC – Planejamento, Programação e Controle de Obras –, elas buscam a organização dos seus procedimentos para obter ganhos de prazos e custos. “A experiência da PLANSERVICE mostra que as etapas de obras com duração prevista de 24 meses passaram a ser feitas em 12 meses, gerando uma grande economia de custos indiretos e apuração dos custos reais face ao que foi orçado. Com este acompanhamento, observamos que os custos reais sempre ficam dentro do previsto, sem grandes variações percentuais”, explica Luiz Secco, Diretor de Planejamento da PLANSERVICE.

O plano de ação para controle dos prazos compreende basicamente as seguintes etapas:

1- Definir a relação de todas as atividades necessárias para implantação do condomínio e agrupá-las em diversos níveis, na sequência mais adequada à realidade de execução do serviço;

2- Com a definição de todas as atividades nos seus diversos níveis (EAP – Estrutura Analítica do Projeto), elaboramos o cronograma geral da obra, compreendendo desde o início até a entrega do empreendimento;

3- Com base neste cronograma, geramos a programação de suprimentos, para garantir que os insumos e recursos estejam disponíveis antes de cada atividade, gerando um cronograma reverso;

4- Periodicamente – a cada semana, 15 dias ou mensalmente – levantamos a situação de andamento de cada atividade e comparamos com a situação planejada. Normalmente, essa avaliação é traduzida em porcentagem, que é comparada com a porcentagem prevista. Assim, podemos calcular o desvio, normalmente em dias. A apresentação dos desvios costuma ser feita por meio de curvas S, compreendendo a curva planejada e a curva real, além das previsões e das realizações periódicas;

5- Com base nestas informações, são realizadas reuniões periódicas – a cada semana, 15 dias ou mensalmente – com a equipe do cliente para combinar as providências para mitigação dos desvios negativos. Essas decisões são registras em ata pelos responsáveis e são estabelecidos prazos para a tomada de providências. Nestas reuniões, também são feitos follow ups para resolução das pendências em tempo hábil, para que a obra seja concluída no prazo e dentro dos custos previstos.

No caso dos custos, o procedimento básico é obter um orçamento, com os gastos necessários conforme a EAP criada. Assim, podemos periodicamente avaliar a evolução dos custos orçados com os gastos reais para aquelas atividades.

E os clientes agradecem. “A atuação da PLANSERVICE fez toda a diferença no planejamento de obra do empreendimento. O sistema de Planejamento, Programação e Controle de Obras (PPC) desenvolvido pela gerenciadora está otimizando o tempo de execução da obra, gerando uma grande economia de custos indiretos, além de permitir o controle dos custos previstos e realizados", afirma Mariane Milanelo, Gerente Executiva na JDJ Construtora. 

“É assim que a PLANSERVICE faz a diferença, ajudando a atingir os prazos e custos das obras, com um controle detalhado e reuniões bastante eficientes com as equipes envolvidas,  sempre com feedback positivo do cliente, principalmente em decorrência dos prazos encurtados”, comemora Secco.

 


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