Planservice
Área Restrita English Português

Notícias - Engenharia

Sensores Vestíveis

23/08/2017

A tecnologia vestível é bastante recente aqui no Brasil, mas já promete resultados promissores na construção civil. Pesquisas norte-americanas apontam que os sensores vestíveis podem aumentar em 3,5% a satisfação no local de trabalho e 8,5% a produtividade. Lá, as empresas já colocam sensores inteligentes nas roupas dos trabalhadores para obter ganhos em segurança; usam capacetes com sensores, que fazem alertas de segurança, como se houve algum impacto, por exemplo; contam com relógios de pulso que monitoram a temperatura corporal, evitando a exaustão térmica.

A seguir, você confere algumas dessas inovações que chegaram para aumentar a segurança e a produtividade na construção civil.

Capacete Inteligente DAQRI
Com recursos de realidade aumentada, o visor instalado no capacete permite que o usuário enxergue, em tempo real, informações digitais que garantem rapidez, eficiência e segurança em diversas situações comuns no dia a dia dos profissionais da construção civil. É possível, por exemplo, comparar imagens e dados para confirmar se o funcionamento de equipamentos como válvulas e filtros está dentro das especificações recomendadas pelo fabricante, sem que o profissional precise recorrer a computadores, smartphones ou manuais impressos. O capacete conta com uma câmera de alta resolução 3D, quatro câmeras que mapeiam 360 graus e um sistema de medição de grande precisão, que possibilitam ao usuário se locomover com segurança e precisão e documentar tudo que acontece na obra.

Coletes de Segurança Redpoint
O equipamento de segurança conta com um GPS integrado, que permite aos trabalhadores reconhecer o local de trabalho de maneira bem específica. Além disso, os funcionários que usam o colete são alertados instantaneamente ao entrar em zonas de perigo pré-definidas no canteiro da obra. Além disso, os atuadores podem ser acionados para diminuir ou desativar o equipamento pesado quando os coletes entram em um raio específico. Com funcionários que estão constantemente em movimento, os gerentes podem capturar dados de localização para entender potenciais gargalos, problemas ou ineficiências e otimizar o gerenciamento de tempo para diminuir os custos de produção.

Óculos inteligentes XOEye
Equipados com uma câmera conectada à internet, estes óculos inteligentes permitem que os gerentes de obra possam monitorar sua força de trabalho e garantir que sejam produtivos, porque facilitam a comunicação efetiva para o cumprimento das tarefas. Além disso, os óculos também podem ser usados para escanear dados como códigos de barras.

Pulseira Myo
A pulseira ultratecnológica lê os gestos dos braços dos usuários para transformar sua mão no controlador para uma série de dispositivos diferentes. Em conjunto com óculos inteligentes, permite se comunicar com colegas de trabalho e delegar tarefas. O controle de gesto é muito útil para trabalhadores da construção civil, que não têm tempo para remover luvas ou soltar equipamentos para operar outros dispositivos de comunicação.

Ternos de exoesqueleto biônico
Levantar cargas pesadas com muito menos esforço é o grande trunfo alcançado pelos ternos de exoesqueleto biônico. Com eles, os profissionais da construção civil têm menos riscos de sofrer lesões ao carregar peso.


Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

Se mantenha informado via e-mail, sobre os novos artigos da Planservice

Tags

#engenharia #Engenhariacivil #dicasparaengenharia #engenhariaestrutural #arquiteturaengenhariaintegradas #amoengenharia #blogdaengenharia