Planservice
Área Restrita English Português

Notícias - Cases de Sucesso

Prodigy Hotel Santos Dumont e Bossa Nova Mall, um retrofit de sucesso

24/10/2017

Obra de retrofit gerenciada pela PLANSERVICE mostra por que a restauração de ativos é uma opção interessante para stakeholders e investidores

Por que começar uma obra do zero se já existe uma estrutura cujos ativos podem ser restaurados e transformados em um empreendimento totalmente novo? Foi este o pensamento que levou a administradora de hotéis GJP e o fundo de investimentos HSI a optarem pelo retrofit na construção do Prodigy Hotel Santos Dumont e Bossa Nova Mall, empreendimento que reúne Hotel, Shopping Center e Business Center em 44 mil m2 de área construída, ao lado do Aeroporto Santos Dumont. "O termo retrofit, na construção civil, tem uma tradução literal de 'colocar o antigo em boa forma'. E foi esse o conceito que possibilitou a um edifício totalmente degradado e sem uso renascer para preservar sua história com um novo uso contemporâneo", afirma Carlos Miller, sócio-diretor da PLANSERVICE.

A PLANSERVICE foi escolhida para gerenciar a obra do início ao fim, realizando acompanhamento; gestão dos escopos contratados e alterações de projetos; consolidação e monitoramento dos cronogramas; gerenciamento das contratações e aquisições; controladoria; emissão de boletins informativos periódicos; recebimento técnico parcial e final das obras. "Além disso, a PLANSERVICE também foi responsável pela coordenação das ações e controle de qualidade, prazos e custos, atuando de forma preventiva e também corretiva", explica Ricardo Prado, gerente do projeto, que foi inaugurado em 18 de novembro de 2015.

As principais intervenções no edifício existente foram a criação de um subsolo com o consequente rebaixamento das fundações, reforços estruturais para a criação de um salão de eventos sem interferência de pilares e para a construção de uma piscina na cobertura. Todas as instalações foram substituídas, assim como caixilhos, esquadrias e revestimentos. A fachada, no entanto, foi preservada, bem como todo o entorno.

"O projeto teve os principais desafios ligados ao ajuste do conceito do produto e novas tecnologias em uma edificação de 1960 (retrofit). A solução para transpor as dificuldades e desafios foi contar com uma gama de projetistas de competência reconhecida no mercado para otimizar as melhores soluções com foco em prazo, custo e qualidade", ressalta Jefferson Tagliapietra, Diretor de Engenharia da Hemisfério Sul Investimentos (HSI), para quem o gerenciamento da PLANSERVICE foi fundamental. "A atuação da PLANSERVICE foi fundamental na liderança do projeto, atuando diretamente na gestão e na transparência do fluxo das informações", elogia, satisfeito com o resultado final da obra. "O produto final atingiu a multidisciplinaridade e a qualidade previstas na concepção original do projeto", finaliza.

Para Carlos Miller, o empreendimento gerou ganhos para todos os envolvidos. "Acredito que os empreendedores e investidores poderão obter o retorno pretendido pelo alto potencial de ocupação do hotel e grande volume de trânsito de pessoas no shopping center. Já as empresas e seus colaboradores que participaram da concepção, gerenciamento, construção e operacionalização do empreendimento também puderam ter um excelente ganho no seu desenvolvimento profissional, além da oportunidade de uma grande visibilidade no mercado."

Ricardo Prado concorda. "O modelo de construção, o local, a complexidade do projeto e sua multiplicidade de usos qualificam o amplo portfólio do fundo de investimento. Além disso, o empreendimento torna-se referência em um dos portões de entrada no Rio de Janeiro", diz. "Especificamente o Aeroporto Santos Dumont ganha ao agregar em sua interligação um empreendimento que possui tantas funcionalidades. Para a sociedade, o ganho é ainda maior, por ser amparada por serviços de entretenimento, compras, alimentação, hospedagem e possibilidades de negócios em um local anteriormente esquecido pela cidade."  

 

 

 

 

 

 


Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

Se mantenha informado via e-mail, sobre os novos artigos da Planservice

Tags

#SucessoEmConstrucao #corporativo #projetohospitalar #hospitalar #arquiteturahospitalar #industrial #logistica #Datacenters #saude #hoteis #varejo #designdevarejo #shoppingcenter #shoppingmall #empreendimentos #empreendimentosustentavel #educacional #hotelaria