Planservice
Área Restrita English Português

Notícias - Gerenciamento de Projetos e Obras

Entenda o Diligenciamento Técnico

05/01/2015
Saiba o que é e para que serve esse serviço de suma importância para o bom andamento de uma obra
 
 
Um dos diversos produtos oferecidos pela PLANSERVICE para seus clientes é o Diligenciamento Técnico. Muitas pessoas já ouviram falar desse serviço, porém, não sabem exatamente do que se trata. Ele consiste em acompanhar a fabricação de equipamentos e materiais, por meio de procedimentos e ações, permitindo, assim, que o produto contratado seja entregue para o cliente dentro do prazo contratual, de acordo com as especificações técnicas de projeto e com os padrões de qualidade esperados.
 
Um dos diretores da PLANSERVICE, Luiz Augusto Secco, explica um pouco mais sobre a prática do diligenciamento no dia-a-dia da gerenciadora. "Quando é feita a fiscalização de obras, é procedimento normal da PLANSERVICE ir aos fabricantes para conferir os equipamentos, fazendo testes, para ver se os materiais serão entregues no prazo e com a qualidade contratados. É um serviço inerente à fiscalização de obras."
 
Ele explica ainda que, com visitas periódicas, é possível verificar com detalhes a infraestrutura do local de fabricação, o status de fabricação referente à sua conformidade com as especificações técnicas de projeto, as etapas previstas no cronograma e apuração do realizado, o prazo final de entrega, a liberação de medições e os pagamentos.
 
As atividades são aplicadas nas fases de contratação, fabricação, inspeção e testes, pintura, embalagem, embarque e recebimento."Esse serviço é superimportante para o bom andamento da obra, justamente para que se evite maiores custos e mão-de-obra, principalmente de equipamentos caros como elevadores, que se não forem testados e derem problema no local, demandam mais tempo e custo para que funcionem corretamente", completa Secco.
 
 
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
 
Além deste tipo de Diligenciamento Técnico de produtos, há um outro, chamado Diligenciamento Ambiental, e que se contratado é feito antes mesmo de começarem as obras. Trata-se de coordenar os estudos de viabilidade e de licenciamento ambiental, desenvolvidos por especialistas, em áreas de interesse para a implantação de empreendimentos envolvendo consultas de uso e ocupação do solo, áreas sensíveis, nascentes e cursos d'água, passivos ambientais, leis municipais e estaduais, órgãos ambientais, órgãos de patrimônio histórico, departamento de água e esgoto e vigilância sanitária.
 
A PLANSERVICE já possui grande expertise nessa área, atuando em diversos projetos com a utilização deste produto. A cargo da engenheira Luciana Magalhães, que gerencia e coordena projetos que necessitam do diligenciamento ambiental, já foram feitas consultas técnicas à Secretaria de Meio Ambiente de Mauá, à SABESP, ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e à CETESB (agência ambiental). 

 

Por Tatiana Carvalho


Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

Se mantenha informado via e-mail, sobre os novos artigos da Planservice

Tags

#Gerenciamento #planejamento #planejamentodeobra #fiscalizacao #gestaodeprojetos #PMO #PMI #duedilligence #prazo #valoragregado #investimento #investimentos #investimentoimobiliario #fundosdeinvestimentos #investimentosimobiliarios #SucessoNoInvestimento #investimentoseguro #procurement #engenhariadecusto #controladoria #orcamentacaoecusto #licitacoesdeobra